Piauí vai vacinar crianças de 5 a 11 anos com a Pfizer e Sesapi inicia logística

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Piauí foi o segundo estado brasileiro a requerer à Anvisa a autorização para vacinar as crianças, assim que o imunizante foi liberado em outros países.

Após aprovação da vacina da Pfizer para crianças de 05 a 11 anos pelo Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta quinta-feira (16/12), o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, já iniciou o diálogo com as equipes técnicas da Sesapi para preparar a logística de início da imunização.

O Piauí foi o segundo estado brasileiro a requerer à Anvisa a autorização para vacinar as crianças, assim que o imunizante foi liberado em outros países. “Nós mandamos um ofício para a agência brasileira assim que foi liberada a vacina nos EUA. E hoje ficamos muito felizes com a liberação da vacina aqui no Brasil, algo que vem de encontro com o nosso pedido”, lembra Florentino Neto.

Florentino Neto

De acordo com o gestor, a Sesapi está aguardando a nota técnica do Ministério da Saúde, para poder iniciar o mais rápido possível a vacinação das crianças. “No momento em que recebermos este documento, vamos iniciar os trabalhos juntos aos municípios para que possamos vacinas esse público com a maior celeridade possível”, destaca o gestor.

Segundo a Anvisa, a dose para as crianças entre 05 e 11 anos de idade é de 1/3 em relação à formulação já aprovada no Brasil e a formulação pediátrica também é diferente daquela aprovada anteriormente apresentada para o público com mais de 12 anos e, portanto, não pode ser utilizada a formulação de adultos diluída. A criança que completar 12 anos entre a primeira e a segunda dose, deve manter a dose pediátrica. Segundo a agência, até que saiam mais estudos, é indicado um intervalo de 15 dias entre a vacina da Covid-19 e outros imunizantes do calendário infantil.

Por se tratar de um produto diferente, ainda não é possível dizer quando vai ser iniciada a vacinação dessa faixa etária, já que o Ministério da Saúde ainda não tem disponível os imunizantes liberados pela Anvisa. “Após a manifestação do Ministério da Saúde é que será possível saber o intervalo estabelecido e quando vai começar essa vacinação”, explica a Coordenadora a Vacinação Covid-19, Bárbara Pinheiro.

De acordo com a Anvisa, a imunização só poderá ser iniciada após treinamento completo das equipes de saúde que farão a aplicação da vacina. ” Lembramos aos nossos municípios que só poderemos dá início a este processo após a capacitação dos profissionais que irão atuar nas salas de vacina e a chegada das vacinas para essa faixa etária”, reforça a coordenadora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Simples Nacional: prazo para regularização de dívidas termina dia 29 de novembro

Com a adesão ao Edital PGDAU nº 7/2024 da PGFN, empresas podem ter descontos de até 100% em juros...

Bitcoin ultrapassa US$94 mil pela primeira vez

O valor subiu após uma reportagem apontar que a empresa de mídia social de Trump estava em negociações para...

Piauí é modelo de gestão previdenciária no Brasil

O estado é um dos mais avançados na implantação da Unidade Gestora Única. A Fundação Piauí Previdência (Piauíprev) recebeu, nessa...

Processos por racismo no Brasil saltam de 150 para 4,2 mil em quatro anos

Em 2020, foram 150 processos de racismo, injúria ou intolerância racial. Em 2023, 3.915. E até agosto de 2024,...
spot_img

São João dos Patos Urgente: Homem é assassinado a tiros

A vítima, residente no povoado Lagoa do Tabuleiro, não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. Na noite desta quarta-feira...

Detrans fazem alerta sobre ‘golpe da CNH’ por SMS; saiba como se proteger

Mensagem diz que a carteira de habilitação está com suspensão em andamento e que, para evitar o bloqueio, a...
spot_img

Posts Recomendados