Piauiense atuante na reforma da previdência

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Piauiense Flávio Nogueira mostra protagonismo nas discussões da reforma da previdência e tem emenda acolhida de forma integral.

Enquanto alguns deputados de partidos de esquerda ocupam a maior parte do tempo criticando a proposta de Reforma da Previdência, o piauiense Flávio Nogueira (PDT) demonstrou que o mais importante é debater, ouvir e apresentar ideias para melhorar o texto. Ele já adiantou que vai votar a favor da reforma, mas sem abrir mão do seu ponto de vista sobre os direitos dos trabalhadores rurais e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Flávio Nogueira durante debate na Câmara Federal (Foto: Divulgação/Assessoria)

Esta semana, uma emenda de autoria de Nogueira foi acolhida integralmente pelo relator da reforma. A proposta do deputado piauiense garante que os aposentados pelo Regime Geral de Previdência Social, cuja aposentadoria tenha ocorrido até a promulgação da PEC da reforma da Previdência, possam permanecer em atividade como empregados públicos, recebendo simultaneamente os proventos do trabalho e da aposentadoria.

“Em tempos de perda de direitos, é preciso sensibilidade social e busca de uma solução equilibrada que não penalize aqueles que chegaram ao crepúsculo de suas vidas, possibilitando-lhes um envelhecer tranquilo e seguro”, explicou Flávio Nogueira.

Atualmente, a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) não autoriza a exoneração do funcionário público que se aposenta, mas dá ao trabalhador o direito de conservar seu posto de trabalho mesmo após a aposentadoria, caso seja esta a sua vontade. O texto original da reforma sacrificava uma grande parcela de funcionários, já que perderiam o direito de poder continuar em seus postos de trabalho após se aposentarem.

A emenda apresentada por Flávio Nogueira foi elogiada. Marcelo Pizzo, diretor do Sindicato dos Bancários de Varginha e Região, em Minas Gerais, declarou que a intervenção do parlamentar do Piauí evita que a PEC da reforma retire os direitos dos aposentados pelo Regime Geral da Previdência Social. “Estamos muito agradecidos por podermos contar com um deputado que apoia os interesses de nossa categoria”, pontuou o sindicalista.

Conforme o texto original da reforma, funcionários de empresas públicas e de sociedades de economia mista regidos pela CLT perderiam o direito de continuar a exercer suas profissões nos locais onde estavam empregados após se aposentarem. É o caso, por exemplo, de quem trabalha nos Correios, Petrobras, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Conab, Embrapa, universidades, Caixa e estatais de governos estaduais sob regime celetista, entre outros.

Com informações do Políticadinâmica

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Rafael Fonteles sanciona lei que proíbe uso de celulares nas escolas do Piauí

Governador anunciou a sanção da lei 8563/2025, que proíbe o uso de celulares, tablets e relógios inteligentes em instituições...

Chuvas causam estragos em Guadalupe; prefeito Jesse aciona Defesa Civil e anuncia medidas emergenciais

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. As fortes chuvas que atingem Guadalupe desde o início do ano têm causado...

Dengue registra aumento de 400% e mata mais que Covid-19 em 2024

Ao todo, o mosquito Aedes aegypti causou 6.041 mortes, enquanto o coronavírus vitimou 5.959 pessoas O número de mortos por dengue superou...

SAF realiza distribuição de sementes crioulas para agricultores familiares na segunda (13)

Entrega vai beneficiar 20 coletivos de produtores rurais do Cinturão Verde, que compreende as zonas rurais de Teresina e...
spot_img

Como era e o que mudou na fiscalização da Receita Federal para o PIX e cartão

Medida não implica cobrança direta de nenhum imposto, nem deve alterar o dia a dia dos clientes. Monitoramento de movimentações...

Café teve alta de quase 40% em 2024; entenda os motivos

Segundo o IBGE, os preços do café moído apresentaram trajetória de alta ao longo de todo o ano passado Problemas...
spot_img

Posts Recomendados