Piauiense Manoel Nunes vence Prêmio Nobel da Ciência Jovem

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O governador Rafael Fonteles manifestou em suas redes sociais a sua alegria pela vitória do piauiense.

O jovem piauiense Manoel José Nunes Neto, de 16 anos, venceu, com o projeto Aquatic Rover, o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2024, promovido pelo Stockholm International Water Institute (SIWI). A prestigiada competição de ciência também é conhecida como Prêmio Nobel da Ciência Jovem. O projeto tem grande potencial para transformar, tornando mais eficiente, a maneira como é monitorada a saúde dos corpos d’água, reduzindo a necessidade de técnicos em campo e minimizando a exposição a áreas contaminadas.

Manoel Nunes disputou o Stockholm Junior Water Prize, concorrendo com jovens cientistas de todo o mundo. Após passar por testes rigorosos, o Aquatic Rover se mostrou eficaz na medição de dados, confirmando seu potencial para impactar positivamente a gestão da qualidade da água em escala global.

WhatsApp Image 2024-08-27 at 17.25.01.jpeg

O governador Rafael Fonteles manifestou, em suas redes sociais, a sua alegria pela vitória do piauiense. Para ele, a conquista trouxe ao jovem reconhecimento internacional e também destacou a inovação e o talento científico emergente do Brasil, especialmente do estado do Piauí.

 “Com seu projeto ‘Rover aquático autônomo para monitoramento da qualidade da água: uma ferramenta portátil de baixo custo`, Manoel destacou-se internacionalmente, trazendo orgulho para o Brasil e especialmente para o Piauí”, comemora Rafael. Ele parabenizou Manoel  pela conquista e enalteceu o potencial do jovem piauiense.

O Aquatic Rover 

Desenvolvido para ser portátil, de baixo custo e autônomo, o veículo é capaz de navegar por diferentes ambientes aquáticos, coletando dados cruciais sobre a qualidade da água, como pH, turbidez, oxigênio dissolvido, entre outros. Com dois modelos disponíveis, os sensores do Aquatic Rover enviam as informações coletadas para um servidor, onde os dados são analisados em um computador ou celular.

O projeto de Manoel Nunes não só facilita o monitoramento da qualidade da água, mas também oferece uma solução prática para comunidades, pesquisadores e organizações que atuam na preservação e gestão de recursos hídricos. Sua criação é uma ferramenta que pode ser implementada em áreas remotas ou de difícil acesso, democratizando o acesso a informações ambientais importantes.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Pesquisa brasileira encontra em escorpião amazônico possível aliado contra o câncer de mama

Uma pesquisa conduzida por cientistas da Universidade de São Paulo, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da...

No Piauí, criança de 3 anos morre após ser esquecida dentro de carro por horas

A criança permaneceu por horas no banco traseiro do carro, onde, segundo as primeiras informações, adormeceu e foi esquecida...

Latam amplia voos diretos entre Teresina e São Paulo

Com nova grade da Latam, a companhia passa ofertar três três voos diários para São Paulo a partir de...

Rússia afirma estar pronta para ajudar o Irã “de várias formas”

Porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, deu declarações à imprensa. A Rússia está pronta para ajudar o Irã de várias formas,...
spot_img

Técnico em enfermagem é resgatado em meio à tortura do ‘Tribunal do Crime’ em Teresina

A vítima foi sequestrada e passava por uma sessão de tortura para ser executada no bairro Água Mineral. Um técnico...

Guadalupe discutirá políticas sociais e direitos da pessoa idosa em conferências nesta quarta-feira (25)

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA, A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento...
spot_img

Posts Recomendados