Presidente fez uma cirurgia de catarata na última sexta-feira (30), e voltará às atividades habituais na segunda-feira (2), após passar o fim de semana em repouso.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de 80 anos, fez exames pós-operatórios neste sábado (31), e apresentou “evolução satisfatória” no quadro, após realizar uma cirurgia de catarata no olho esquerdo, nessa sexta-feira (30).
Lula fez o procedimento oftalmológico pela manhã, e recebeu alta cerca de três horas depois de chegar ao CBV Hospital de Olhos, em Brasília.

O procedimento é considerado simples e está entre os mais realizados no Brasil: a cirurgia de catarata é uma das mais procuradas no Sistema Único de Saúde (SUS).
A previsão é que ele permaneça durante o fim de semana em repouso na Residência Oficial da Granja do Torto, e retome a agenda na segunda-feira (2).
Após Lula receber alta, o Planalto informou que o procedimento ocorreu “sem intercorrências” e que ele permanece sendo acompanhado pela equipe médica.
A cirurgia de catarata, procedimento ao qual o presidente foi submetido, é considerada simples e rápida. Em 2020, Lula fez uma cirurgia semelhante no olho direito, que também ocorreu dentro do planejado.
A catarata é uma condição em que o cristalino do olho, uma espécie de lente natural, se torna opaco. Isso pode causar a perda progressiva da visão, por isso, ele é substituído por uma outra lente. O único tratamento é cirúrgico.
Na próxima semana, Lula deve participar da cerimônia de início do ano Judiciário, no Supremo Tribunal Federal (STF) na segunda-feira (2). Na sexta-feira (6) tem uma viagem marcada para Salvador (BA), para cerimônia de entrega de equipamentos de saúde viabilizados pelo Novo PAC.
Cirurgias realizadas por Lula
Desde o fim de 2022, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por quatro cirurgias.
- Em novembro daquele ano, ele foi submetido a um procedimento para retirada de uma leucoplasia na prega vocal esquerda, após apresentar rouquidão.
- Em setembro de 2023, Lula realizou uma artroplastia total do quadril direito para tratar artrose.
- Ainda em 2023, também passou por uma blefaroplastia bilateral para correção do excesso de pele nas pálpebras.
- Já em dezembro de 2024, o presidente foi operado para drenagem de um hematoma intracraniano, decorrente de uma queda sofrida em outubro.
Por Marcela Cunha, Ana Flávia Castro, g1 — Brasília







