Por unanimidade, STF mantém prisão de Daniel Silveira

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, por unanimidade, a decisão do ministro Alexandre de Moraes, que determinou a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ).

O parlamentar foi preso em flagrante nesta terça (16) após publicar um vídeo nas redes sociais com ofensas e ameaças aos membros da Corte.  O parlamentar é alvo do inquérito que apura o financiamento de atos antidemocráticos. 

Deputado Daniel Silveira Foto: Reila Maria/Câmara dos Deputados

Leia mais

O presidente do STF, Luiz Fux, abriu a sessão dizendo que “ofender autoridades, além dos limites permitidos pela liberdade de expressão que nós tanto consagramos, exige necessariamente uma pronta atuação da Corte”. 

Moraes começou a votação dizendo que as declarações de Silveira “corroem a estrutura do regime democrático”. Para ele, além de configurar ameaça, a conduta de Silveira pode ser tipificada como crime contra a honra e encaixada na lei de crimes contra a segurança nacional.

Moraes foi seguido por todos os ministros. O ministro Luís Roberto Barroso afirmou que a “flagrância se caracteriza pelo fato de a prisão ter sido decretada no mesmo dia, pouco tempo após o cometimento do crime, o crime que foi reiterado ao longo do dia, inclusive no momento da prisão.”

Silveira já era investigado pela organização de atos antidemocráticos no ano passado. No despacho que ordenou a detenção, Moraes disse que a conduta do deputado é “reiterada” e que medidas enérgicas eram imprescindíveis para “impedir a perpetuação da atuação criminosa de parlamentar visando lesar ou expor a perigo de lesão a independência dos poderes instituídos e ao Estado Democrático de Direito”.

A Constituição determina que, em caso de prisão em flagrante por crime inafiançável, como foi a de Silveira, o processo tem que ser enviado em até 24 horas para a Câmara, que baterá o martelo sobre a detenção.

“Agora, a Câmara dos Deputados, e não vejo nisso qualquer pressão, terá que apreciar não um ato individual, mas um ato do colegiado, que, imagino, formalizado a uma só voz”, disse o ministro Marco Aurélio, ao votar.

O presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), estava fora de Brasília e antecipou a volta para reunir-se com a Mesa Diretora nesta tarde. 

De acordo com relatos feitos à CNN, durante toda a terça (16), Lira atuou para tentar apaziguar os ânimos no Supremo. Os ataques do deputado do PSL, no entanto, uniram os ministros em defesa da corte.

Os parlamentares têm imunidade e só podem ser presos em flagrante por crime inafiançável. Quatro outros deputados já foram detidos anteriormente desde a Constituição de 1988. 

 (*Com informações de Daniel Fernandes e Thaís Arbex, da CNN em São Paulo e em Brasília)

Gabriela Coelho, Teo Cury e Anna Satie, da CNN, em Brasília e São Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Desfile cívico celebra a independência do Brasil nas comunidades Artur Passos e Barra do Lance, em Jerumenha

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Jerumenha, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na...

Joel Rodrigues diz que meta do progressistas para 2026 é a reeleição do senador Ciro Nogueira

O dirigente partidário também afirmou que Ciro também tem o desejo de compor chapa presidencial. O presidente estadual do Progressistas,...

Adriana Sá divulga Plano de Governo para Landri Sales; confira as propostas

A candidata à prefeitura de Landri Sales pelo PT, Adriana Sá, apresentou oficialmente seu Plano de Governo para o...

Bertolínia | Pedida a impugnação do registro de candidatura a prefeito de alvo do GAECO no Piauí

Eleições 2024. O candidato a prefeito em Bertolínia Rodrigo Martins (PSD) ingressou com pedido de impugnação da candidatura do seu...
spot_img

Instituto Coca-Cola Brasil oferece mil vagas em cursos de qualificação online gratuitos no Piauí

Até o momento, mais de 1.600 jovens já se formaram pelo Coletivo no Piauí. Estão abertas 1 mil vagas no...

Roberto Carlos adia show por problema de saúde

O cantor está com um resfriado e seguiu recomendações médicas para uma rápida recuperação Está tudo bem! Nesta sexta-feira, dia...
spot_img

Posts Recomendados