Portaria com novas medidas de enfretamento a Covid-19 nas escolas públicas do Piauí pede comprovante de vacinação

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Alunos e servidores das escolas deverão apresentar o documento no ato de entrada na unidade de ensino.

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) publicou no Diário Oficial do Estado, uma nova portaria que dispõe sobre as medidas sanitárias voltadas ao enfretamento da Covid-19 no âmbito das unidades de ensino da rede pública estadual. 

Confira aqui portaria na íntegra

As medidas estão na portaria Nº 1261/2022, publicada na edição dessa quinta-feira (07). O documento considera as recomendações do Centro de Operações Emergenciais em Saúde Pública do Estado do Piauí (COE), além do decreto estadual sobre o uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados. 

Segundo o documento, as escolas da rede pública funcionarão na modalidade presencial. Para isso, será exigido a apresentação do comprovante de vacinação aos servidores, empregados e alunos. 

Caso os pais ou responsáveis não apresentem o comprovante, a portaria destaca que o Conselho Tutelar deverá ser notificado para que sejam tomadas as providências cabíveis. Também fica determinado o uso obrigatório de mascaras de proteção individual. 

Divulgação

Casos positivos

Nos casos suspeitos e confirmados de Covid-19, a Unidade Escolar deverá adotas as seguintes medidas de isolamento: 

  • Separar uma sala ou uma área para isolar pessoas que apresentem sintomas na instituição de ensino até que possam retornar para casa;
  • Alunos, professores e trabalhadores com casos suspeitos e confirmados de Covid-19 deverão ser afastados por 7 dias. Caso se mantenham os sintomas, continuar o afastamento até completar 10 dias ou até a comprovação de testagem negativa.

Em relação aos casos considerados suspeitos, em que houver o afastamento do profissional, a portaria ressalta que não deverá haver suspensão das aulas. O profissional deverá continuar a exercer o trabalho em Home Office até que se confirme o diagnóstico de Covid-19.  

Suspensão das aulas presenciais

Já para determinar a suspensão das aulas presenciais em casos de alunos com testes positivos para a Covid, a escola deverá analisar três situações:

  • Situação 1: Ocorrência de dois ou mais casos suspeitos ou confirmados no qual os envolvidos convivam na mesma sala de aula e não tenham tido contato com outras turmas: as aulas presenciais nessa sala serão suspensas por uma semana (7 dias); e todos os contatos próximos deverão ser monitorados durante esse período.
  • Situação 2: Ocorrência de dois ou mais casos suspeitos ou confirmados no qual os envolvidos sejam de salas diferentes ou tenham tido contato com outras turmas no mesmo turno escolar: as aulas presenciais do turno escolar serão suspensas por uma semana (7 dias); e todos os contatos próximos.
  • Situação 3: Ocorrência de dois ou mais casos suspeitos ou confirmados no qual os envolvidos sejam de salas diferentes ou tenham tido contato com outras turmas em outros turnos: as aulas presenciais na instituição ou unidade de ensino serão suspensas por uma semana (7 dias); e todos os contatos próximos deverão ser monitorados durante esse período

Para finalizar, a portaria que já está vigorando, estabelece ainda que todos os casos de Covid-19 entre alunos deverão ser informados à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).  

Do Cidadeverde.com

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Brasil registra recorde com 4,6 milhões de pequenos negócios em 2025

Número supera resultado de 2024, com 4,1 milhões de empresas criadas. O Brasil abriu 4,6 milhões de novos pequenos negócios...

Irmãs piauienses Raiza e Cris chegam à semifinal do The Voice Brasil 2025

As irmãs piauienses Raiza, 25 anos, e Cris, 23, conquistaram uma vaga na semifinal do The Voice Brasil 2025....

Guadalupe novamente se destaca no Piauí com nova certificação Ouro da Sala do Empreendedor

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Sala do Empreendedor de Guadalupe alcançou mais um marco em sua trajetória...

Idosos podem ter Inclusão Digital como direito, diz proposta do senador Ciro Nogueira

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) apresentou o Projeto de Lei 4.792/2023, que propõe inserir a inclusão digital como um...
spot_img

Energia solar: justiça notifica SEFAZ e Equatorial para pararem de cobrar ICMS após denúncia de consumidores

Justiça derrubou também o ICMS cobrado pelo uso do sistema elétrico, alegando que quem o utiliza é mesmo consumidor...

Guadalupe registra mais de 100 gestantes atendidas em 2025 com a ampliação do Projeto Mamãe Bebê

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou...
spot_img

Posts Recomendados