Focos de incêndios aumentam mais de 190% no Piauí e Corpo de Bombeiros fazem alerta

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A instituição tem acompanhado a situação no estado e constatou um aumento significativo dos focos de incêndios na primeira semana de julho.

O número de queimadas registradas no Piauí nos primeiros sete dias de julho representa um aumento de 197% se comparado ao mesmo período do mês passado. Devido ao aumento, o Corpo de Bombeiros vem traçando estratégias para combater os focos de incêndio e reforçar os cuidados nos 28 municípios da região do Cerrado.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram registrados 35 focos de incêndio em todo o estado entre 1 e 7 de junho. O número saltou para 104 na primeira semana de julho. De acordo com o tenente-coronel José Veloso, relações públicas do Corpo de Bombeiros, esse aumento está relacionado com o fim do período chuvoso.

Foto: Renato Andrade

“Estamos tendo chuvas no Norte do estado. A região do semiárido já não tem essa incidência de chuvas. Só que no seminário o período de queimadas é um pouco mais a frente, em setembro, outubro. No cerrado, esse sim, estamos tendo registro de incidência de queimadas. A grande maioria delas são queimadas controladas, detectadas via satélite”, pontuou o militar.

O tenente-coronel do Corpo de Bombeiro ainda cita que a preocupação com a região do Cerrado é maior por conta da condição climática deste tipo de bioma, sobretudo pela chegada antecipada do período seco, favorável ao surgimento de focos de incêndio.

“É isso que nos preocupa porque é uma região de difícil acesso. É um desafio para a gente essa questão de queimada em vegetação porque ela ocorre em locais de difícil acesso e isso faz com que seja maior a carga combustível [por onde o fogo se alastra] e isso faz o dano ser maior. 

Incêndio em Antônio Almeida 

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de 100 hectares na noite da última quinta-feira (07), no município de Antônio Almeida (distante cerca de 400 km de Teresina). As chamas atingiram a vegetação em uma área que faz parte de um assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Apesar da extensão, não houve registro de feridos e danos materiais. 

O Corpo de Bombeiros foi acionado por moradores do assentamento e deslocou equipes até o local para realizar o combate do fogo. De acordo com o tenente Humberto Douglas, que participou do atendimento à ocorrência, a situação foi controlada por volta das 20h. 

Foto: Corpo de Bombeiros

Combate 

Como forma de prevenção, o Corpo de Bombeiros iniciou a operação Guardiões do Bioma. A ação inclui a capacitação de brigadistas contratados e selecionados pelos municípios da região para combater os focos de incêndio. As áreas que receberão esses profissionais estão nas cidades de Uruçuí e São Raimundo Nonato, que concentram os focos de incêndio. 

“Esses brigadistas serão nosso apoio e vão nos mostrar os locais onde há foco de incêndio e fazer a identificação dos ambientes nesses municípios, em caso de ocorrência. Uma equipe já está fazendo a capacitação desse pessoal na região de Uruçuí e São Raimundo Nonato”, acrescentou o tenente-coronel José Veloso. 

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com 

Para ajudar no trabalho de combate nos locais de difícil acesso, o Corpo de Bombeiros adquiriu veículos que serão equipados com kits de combate a incêndio. Além disso, a expectativa é que a corporação tenha acesso a uma aeronave com capacidade para fazer o translado das equipes e de água para debelar chamas de incêndios. 

Recomendações a agricultores 

  1. Faça a queimada de madrugada ou nas primeiras horas da manhã.
  2. Somente inicie após se certificar de que tem pessoal e equipamentos disponíveis no local para fazer a queimada com segurança.
  3. Distribua o pessoal em equipes, definindo setores de monitoramento e de ações emergenciais;
  4. Avise a programação da queimada (dia e horário) aos vizinhos e a cooperativa de agricultores local;
  5. Faça a queimada contra o vento. Assim você terá melhor controle das chamas.
  6. Realize os aceiros para segurança da área. A largura do aceiro depende da altura da vegetação e do porte do material a ser queimado. Maior será o aceiro quanto mais alta seja vegetação a ser protegida do fogo e quanto mais pesado material (troncos) a ser queimado. Em caso de grandes áreas de queima, divida em lotes separadas por aceiros.
  7. Por mais simples que pareça a execução de uma queima, considere sempre a possibilidade do fogo ultrapassar a linha definida, gerando focos nos terrenos vizinhos, ou que escape à capacidade de controle do pessoal envolvido na operação.
  8. Mantenha vigilância de brasas. Tal medida de segurança deve ser executada com o objetivo de evitar o reinício do fogo e o consequente risco de incêndio. A duração desta fase depende diretamente das características do material combustível tratado com a queima.
  9. Existem diversas técnicas utilizadas conforme o objetivo da queima e o tipo de combustível. Escolha a técnica de queima adequada.

Do Cidadeverde.com

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Deputado Georgiano Neto enaltece liderança feminina de Adriana Sá na tradicional Festa do Vaqueiro em Landri Sales

O deputado Georgiano Neto destacou a liderança política de Adriana Sá, ressaltando a importância de uma mulher ocupar esse...

Deputado Fábio Xavier reforça apoio a Adriana Sá e destaca legado familiar durante Festejos de Santa Cruz em Landri Sales

Festejos de Santa Cruz têm um significado especial para Landri Sales, sendo considerados um dos principais momentos religiosos da...

Conheça o smartphone superpoderoso Pura 70, da Huawei, que pode ser uma ameaça ao iPhone

Nova linha da empresa chinesa lançada neste mês tem como destaque os recursos avançados de fotografia Lançada neste mês pela...

Governador visita obras e autoriza reforma de escola e implantação do Piauí Saúde Digital em Capitão Gervásio Oliveira

No município, além de autorizar novas melhorias, Rafael Fonteles visitou serviços em andamento. O governador Rafael Fonteles esteve no município...
spot_img

Lula garante recursos para o Rio Grande do Sul, atingido por temporais

Presidente se reuniu com governador do estado, Eduardo Leite O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (2),...

Governador do RS alerta para “maior desastre da história” do estado

Eduardo Leite pede ajuda e que população deixe áreas de risco O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite,...
spot_img

Posts Recomendados