Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Possível fim do Uno e 4 lançamentos: os planos da Fiat para o Brasil em 2021

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Durante reunião com a imprensa, a Fiat do Brasil revelou um pouco de seus planos para o mercado nacional ao longo de 2021. Uma das coisas que ainda não está completamente definida é o destino de um de seus carros mais antigos ainda em produção: o Uno, lançado originalmente em 1984.

De acordo com Herlander Zola, diretor da marca Fiat para o Brasil, “o Uno hoje ainda atende um público que usa o carro para trabalhar, apesar dos números menores de vendas”. Em 2020, o carro emplacou apenas 22.737 unidades. “Se você for em uma concessionária da Fiat, dificilmente vai ver um Uno, em qualquer versão, no showroom”, afirmou o executivo em relação ao perfil utilitário do hatch.

Em tom bem humorado, Zola citou ainda o meme de internet do “Uno com escada no teto” para reforçar a posição atual do carro como boa escolha para frotistas e empresas. Apesar de tudo isso, o executivo da Fiat foi realista e afirmou que a Stellantis, formada após a fusão dos grupos Fiat-Chrysler e Peugeot-Citroën, tomará uma decisão sobre o destino do carro antes do final do ano. Neste momento, tirá-lo de produção não está fora de cogitação.

Isso acontece não só por conta dos números mais baixos de vendas. O Uno também encontra concorrência dentro da própria Fiat, que lançou mais dois hatches de categorias similares desde o lançamento do modelo. Um deles é o Mobi, menor, mais barato e feito para atrair um público mais jovem, mas também caiu no gosto das empresas por conta do preço menor. O outro é o Argo, maior e mais refinado, que oferece melhor relação custo benefício.

Segundo Herlander Zola, nada está confirmado, porém. Além de ainda ter participação relevante nas vendas diretas por CNPJ, o Uno também tem boa aceitação em outros mercados para os quais é exportado, como Argentina e Uruguai, por exemplo. O executivo diz ser possível descontinuar o hatch por aqui, mas mantê-lo em produção para venda em outros países.

Um pouco da história do Uno

Com praticamente 37 anos de história no mercado brasileiro, o Uno é um projeto original do estúdio italiano Italdesign, do renomado designer Giorgetto Giugiaro. Sua primeira geração conseguiu o feito de continuar em produção no Brasil até 2013, quando a legislação que exigia a instalação de airbags e freios ABS em todos os carros novos entrou em vigor. Com bom aproveitamento de espaço interno, mecânica simples e preços baixos, foi o escolhido por diversas empresas em seus últimos anos.

Uno Mile, modelo 1980 da Fiat Acervo/Quatro Rodas

A segunda e atual geração foi apresentada por aqui em 2010 e conviveu com a antiga por alguns anos. Ela evoluiu as linhas retas do antecessor em favor de contornos mais arredondados, mas sem perder a praticidade do formato mais quadrado. O Fiat Uno recebeu então duas atualizações visuais, uma em 2014 e outra em 2016, já como linha 2017.

Quatro lançamentos no Brasil

Enquanto a marca ainda aguarda para bater o martelo sobre o destino do Uno no Brasil, ela confirmou alguns de seus planos para apresentar mais carros por aqui ao longo de 2021. Serão ao menos quatro importantes lançamentos contando apenas a Fiat, uma das marcas da Stellantis. As novidades incluirão desde carros elétricos até renovações de produtos atuais.

Uma delas será o lançamento da nova geração do Fiat 500. O simpático carro da marca italiana passou por uma repaginação total no ano passado para o mercado Europeu. Agora, o carro é 100% movido a baterias e fará parte da estratégia de eletrificação dos produtos da Stellantis no Brasil. Seu propósito será mais de reforçar a marca Fiat do que gerar grandes volumes de vendas.

Fiat 500 elétrico

Entre os veículos convencionais a combustão, um dos lançamentos mais aguardados para 2021 e confirmado pela Fiat trará mudanças para a picape Toro. Apresentada em 2016, a caminhonete passará pela primeira atualização visual. O mais importante ficará sob o capô, pois aguarda-se a estreia de uma nova família de motores turbinados da empresa.

A renovada Fiat Strada, líder de vendas entre as picapes, também receberá novidades. Em 2021, a marca introduzirá um novo câmbio automático do tipo CVT, com relações continuamente variáveis, focando em performance e economia de combustível.

Por último, a marca deverá lançar o seu primeiro SUV compacto em um dos segmentos mais competitivos do mercado nacional atualmente. A novidade também chegará até o final do ano e usará a mesma base do atual Fiat Argo.

Thiago Moreno, colaboração para o CNN Brasil Business

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Artesãos de Guadalupe recebem capacitação para ampliar presença no mercado e gerar renda

Por Gleison Fernandes A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Sala do Empreendedor, em parceria com o Sebrae-PI, realizou na...

Teresinenses ganham bolo, mas seguem à espera das obras

Passados quase oito meses da nova gestão, os teresinenses ainda aguardam o cumprimento de promessas de Silvio Mendes. Neste sábado,...

Cadastro Único responde por 80% dos empregos gerados no Caged no primeiro semestre de 2025

Dados revelam um avanço na participação das mulheres no mercado de trabalho. Entre os inscritos no Cadastro Único, elas...

Exportações do Brasil crescem mais de 50% com recuperação econômica da Argentina

Exportações para a Argentina passaram dos dez bilhões de dólares nos sete primeiros meses do ano, uma alta de...
spot_img

Rafael participa de comemorações pelo aniversário de Teresina e destaca ações do governo do estado na capital

O governador participou da missa em ação de graças pelos 173 anos da cidade de Teresina e inaugurou obras O...

Ministério da Saúde oferta tecnologia inovadora 100% nacional para detectar câncer do colo do útero no SUS

Medida do programa Agora Tem Especialistas, novo teste molecular de DNA-HPV será implementado de forma gradativa em 12 estados....
spot_img

Posts Recomendados