Pré-candidato é suspeito de prometer aprovação a eleitor e concurso público é suspenso no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A prefeitura de Alto Longá informou que irá emitir um posicionamento.

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) determinou, por meio de decisão monocrática da conselheira Waltânia Alvarenga, a imediata suspensão do concurso público da Prefeitura de Alto Longá, após a gestão municipal não prestar esclarecimentos acerca de uma denúncia de interferência política na realização do certame. 

Segundo a denúncia, questiona-se a dispensa de licitação para a contratação da banca examinadora do concurso e uma possível interferência do controlador interno do município, Isaac Manoel da Silva Soares, que é pré-candidato a prefeito com apoio do atual mandatário,  Henrique César Saraiva de Arêa Leão Costa.

Além disso, sugere-se a ocorrência de um possível crime eleitoral. Isso porque o pré-candidato denunciado teria prometido a aprovação de familiares de Miriam Andrade, atual secretária de Educação de Alto Longá e que cujo o filho, Fellype Brenno, também é pré-candidato a vereador na cidade. 

A prefeitura de Alto Longá informou que irá emitir um posicionamento.

Diante das alegações apresentadas, a Diretoria de Fiscalização de Pessoal e Previdência (DFPESSOAL) realizou buscas nos sistemas do TCE-PI e constatou que o atual prefeito de Alto Longá não havia cadastrado informações e nem anexado documentos relativos à primeira fase do concurso.

“O ano de 2024, mais do que qualquer outro, por ser ano eleitoral, é crítico no que diz respeito ao acesso de pessoas aos cargos e funções públicas, tendo em vista o risco de utilização indevida das diversas ferramentas da máquina pública pelos gestores caracterizando condutas vedadas por lei”, ressalta Socorro Freitas, chefe  do DFPESSOAL.

Segundo o TCE-PI, há possibilidade do concurso ser anulado caso o gestor permaneça inerte em relação a prestação de contas e fiquem comprovadas  as irregularidades denunciadas. Até lá, o certame para provimento de 131 vagas em cargos de nível médio e superior seguirá suspenso até que sejam sanadas as falhas apontadas.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Reportagem da Folha de São Paulo informa que PCC domina o crime organizado no Piauí

Estudo divulgado pela Folha, diz que a organização está em todo o país Reportagem na edição impressa do jornal Folha...

Jerumenha vence Marcos Parente por 2 a 1 e assume liderança do grupo na Copa LIDESPI

A seleção de Jerumenha conquistou mais uma vitória na Copa LIDESPI ao bater a equipe de Marcos Parente pelo...

CNH sem autoescola: nova regra prevê renovação automática para ‘bom condutor’

Autoescola não será obrigatória, aulas teóricas poderão ser feitas online e de graça; aulas práticas poderão ser realizadas com...

Racismo religioso: 76% dos terreiros no Brasil sofreram violências

Dado consta de pesquisa sobre racismo contra povos de axé Em Aracaju, há quase dois meses, a comunidade do terreiro...
spot_img

Georgiano Neto receberá título de Cidadão Jerumenhense durante sessão solene nesta quarta-feira

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O deputado estadual Georgiano Neto será homenageado pela Câmara Municipal de Jerumenha com...

Alexandre de Moraes é eleito ‘herói’ em lista das 25 pessoas mais influentes do mundo

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, foi eleito uma das 25 pessoas mais influentes do mundo pelo jornal Financial Times,...
spot_img

Posts Recomendados