Pré-treinos à base de cafeína funciona? Tem risco? Seve para todos?

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Bebidas com cafeína e outros ingredientes naturais podem envolver riscos, pois o consumo excessivo por pessoas sensíveis pode levar a sintomas como insônia, ansiedade, taquicardia, dor no estômago e refluxo. Mas o uso ocasional é seguro para a maioria das pessoas.

Já experimentou usar bebida pré-treino a base de cafeína? Batizado de SuperCoffe, o produto da vez combina este e outros ingredientes naturais e promete benefícios como melhora na cognição, concentração, queima de gordura e disposição. A estratégia já é uma tendência conhecida no mundo fitness e há quem curte ou dispense.

Além dos energéticos naturais a base de cafeína, o mundo fitness está inundado de outros produtos, como o whey protein e a creatina.

Abaixo, nesta reportagem, você vai entender melhor quando eles também podem ser usados.

Especialistas ouvidos pelo g1 afirmam que energéticos à base de cafeína podem ser eficientes na ação energética, mas não substituem uma dieta balanceada e um estilo de vida saudável. E eles precisam ser usados com moderação, pois a quantidade de cafeína não pode ultrapassar os 400 mg diários.

Divulgação

Algumas opções disponíveis no mercado incluem na composição:

  • Cafeína: principal ingrediente, com efeito energético;
  • Termogênicos naturais: chá verde, pimenta caiena e gengibre;
  • MCT (Triglicerídeos de Cadeia Média): tipo de gordura que é rapidamente convertida em energia pelo corpo;
  • Adaptógenos: Ashwagandha e o cogumelo reishi, que auxiliam no estresse;
  • Vitaminas e minerais

Vale usar?

A indicação depende dos objetivos e do estilo de vida, segundo o médico nutrólogo e professor de Pós-Graduação da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) Fabiano Robert.

“Se você busca por mais energia e foco, e está confortável com o preço, ele pode valer a pena. No entanto, ele não substitui uma dieta balanceada e um estilo de vida saudável”, afirma Fabiano Robert.
Segundo Robert, consultar um profissional de saúde é um passo importante antes de decidir.

“(A bebida) pode ajudar na concentração, principalmente devido a cafeína, mas a combinação de seus componentes tem efeito sinérgico para esse objetivo, inclusive por poder melhorar o estresse. No entanto, seus efeitos dependem de uma sensibilidade individual”, alerta o médico.

Os suplementos que contêm cafeína têm sido chamados de pré-treino porque a cafeína tem um papel de estimular o sistema nervoso central.

“É uma droga psicoativa que posterga a fadiga, deixa o sujeito mais alerta e em estado de atenção. Existem evidências boas de que a cafeína de fato melhora o rendimento esportivo. O ganho que é da ordem de 3% de melhora de desempenho e parte desse efeito se deve também ao efeito placebo”, explica o professor do Centro de Medicina do Estilo de Vida da FMUSP Bruno Gualano.

Riscos envolvidos: se for usar, controlar o consumo de cafeína

Suplementos a base de cafeína podem não ser indicados para todas as pessoas. Por isso, é importante ter uma orientação profissional.

O uso de pré-treinos a base de cafeína pode envolver alguns riscos, dependendo das especificidades do paciente. A maioria das intercorrências está associada à cafeína e aos demais estimulantes, pois o consumo excessivo por pessoas sensíveis pode levar a sintomas como: insônia, ansiedade, taquicardia, hipertensão arterial, arritmia, palpitação, sobrecarga no sistema nervoso central (agitação, irritabilidade e até convulsões em pessoas susceptíveis), ansiedade, dor no estômago, tremores, dor de cabeça, náusea, refluxo, gastrite, azia, desidratação e sobrecarga dos rins.

Pré-treinos a base de cafeína podem ser contraindicados ou usados com moderação em casos de:

  • Problemas cardiovasculares, como hipertensão e arritmias
  • Transtornos de ansiedade: TAG, bipolaridade, depressão
  • Distúrbios do sono
  • Gestação e amamentação
  • Problemas gastrointestinais, como gastrite, úlcera e síndrome do intestino irritado
  • Glaucoma
  • Uso de antidepressivos e anticonvulsivantes
  • Doença renal crônica

Algumas bebidas e cápsulas de pré-treino têm numa dose menos de cafeína do que uma xícara de café, mas outras podem ter 300 mg de cafeína por dose, quase o limite diário recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de 400 mg – o equivalente a 3 ou 4 xícaras de café. Para quem tem problemas cardíacos, o excesso de cafeína pode ser fatal.

Esses produtos são vendidos sem prescrição médica e, na internet, há milhares de vídeos sobre seus efeitos ‘milagrosos’.

Bebidas à base de cafeína podem ser mais arriscadas no pré-treino do que em outros momentos do dia por conta do aumento da frequência cardíaca.
No cérebro, ela estimula a produção de adrenalina, que é uma substância vasoconstritora. Com isso, ela estreita os vasos sanguíneos e eleva a pressão arterial e a frequência cardíaca.

Ao ingerir energéticos naturais com cafeína, é importante não esquecer que elas precisam entrar na cota de cafeína diária para saber se é possível ainda consumir um cafezinho por fora.

Atenção ao horário de consumo

Além da quantidade, é preciso ficar atento ao horário do consumo, uma vez que o estímulo provocado pela cafeína pode durar até seis horas. Em gestantes, o efeito pode permanecer de 12 a 15 horas. Logo, é recomendável não ingerir este tipo de bebida menos de 6 horas antes de dormir.

O café pode ser tanto benéfico quanto prejudicial ao trato gastrointestinal. Isso depende da quantidade ingerida e da predisposição individual. Como ele estimula a produção de ácido gástrico e pode causar desconforto em pessoas com estômago mais sensível. Por outro lado, ele pode aliviar a constipação.

A vantagem dos energéticos naturais a base de cafeína (com concentração equilibrada) é que eles são versáteis para consumir fora de casa e é possível encontrá-los em embalagem de dose individual. A maior lata de um dos produtos disponíveis no mercado tem 380g, custa em média R$ 180 e rende 38 doses, o que dá cerca de R$ 4,70 por dose. Mas quem já tem uma alimentação balanceada e hábitos saudáveis pode não precisar dessas bebidas.

Entre possíveis substitutos, podem ser citados: óleo de coco, cacau em pó ou chá verde, entre outros.

“Devemos focar em uma mudança de estilo de vida, buscar uma boa alimentação, abandonar o sedentarismo, melhorar a qualidade de sono e gerenciar o estresse. Isso sim deve ser nossa prioridade. Além disso, não devemos esquecer de consultar um médico antes do uso de qualquer suplemento”, defende Robert.

A opinião de quem usa ou já usou

A empresária e influenciadora digital carioca Rafhaela Saadi, que tem uma rotina intensa de treinos, revela que já usou um dos energéticos naturais a base de cafeína disponíveis no mercado e não sentiu diferença na queima de gordura, nem tanta diferença na disposição, porque já tem o hábito de tomar café.

“Senti como se tivesse tomando um café mesmo. Não funciona como um pré-treino para mim. E se eles prometem perda de gordura, é mito. Não tive nenhum efeito colateral, até porque eu já estou bem acostumada com cafeína. Provei o sabor tradicional e achei muito ruim. Por isso, não continuei tomando”, conta Raphaela.
Já outra carioca que também já fez uso de energéticos naturais a base de cafeína por algum tempo diz que o produto a fazia muito bem e a deixava muito disposta, mas ela preferiu parar porque já toma muito café no dia a dia e começou a achar que estava ficando “acelerada demais” para tudo, inclusive no trabalho. Além disso, parar de usar foi uma forma de controlar o orçamento de alguma forma.

O empreendedor e professor de Jiu-Jitsu carioca Gabriel Costa, que também já toma café diariamente, usou o produto algumas vezes e também não sentiu diferença na disposição. Ele diz que só recomenda para quem estiver com dinheiro sobrando e quiser algo diferente do sabor do café.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Detrans fazem alerta sobre ‘golpe da CNH’ por SMS; saiba como se proteger

Mensagem diz que a carteira de habilitação está com suspensão em andamento e que, para evitar o bloqueio, a...

Senador Ciro Nogueira comemora aprovação de projeto que destrava recursos para o Piauí

Nova medida concede transparência na autoria do recurso e sua destinação. O senador Ciro Nogueira (PP-PI), comemorou em suas redes...

É falso que parcela de janeiro do Bolsa Família será adiantada

MDS divulgou nota desmentindo que haverá dois pagamentos do Bolsa Família em dezembro. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social,...

Jerumenha celebra Dia da Consciência Negra com visita a espaços históricos e debate sobre igualdade

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Neste Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, a Secretaria Municipal de Cultura...
spot_img

Vítimas de acidente entre Corolla e carreta na BR-343 são identificadas e moravam na cidade de Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Foi identificada a família vítima do grave acidente ocorrido na manhã desta quarta-feira...

Dívidas rurais pode ser renegociadas até 30 de dezembro com Banco do Nordeste

As operações precisam ter sido contratadas com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) Por Leônidas Amorim /...
spot_img

Posts Recomendados