Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Prefeitos de 52 municípios piauienses serão notificados para encerrarem lixões a céu aberto

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Os prefeitos assinaram termo de ajustamento de conduta, mas ainda não implantaram aterros sanitários.

Com apenas sete municípios do Piauí que direcionam o lixo coletado para aterros sanitários, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE) irá notificar 52 prefeitos que assinaram termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público para o encerramento de lixões a céu aberto, mas que ainda não cumpriram os termos estabelecidos na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Imagem: João Paulo Guimarães

A lista desses municípios foi apresentada nesta quarta-feira (22) pela promotora Áurea Madruga, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado do Piauí (Caoma/MPPI), ao presidente do TCE, conselheiro Kennedy Barros.

“Viemos mostrar ao presidente Kennedy a lista das cidades que já foram provocadas a encerrarem seus lixões a céu aberto, uma vez que a legislação brasileira não autoriza tal situação, sendo, inclusive, crime ambiental a sua manutenção e existência, conforme estabelece o artigo 54 da Lei nº 9.605/98, Lei dos Crimes Ambientais”, comentou a promotora.

Áurea Madruga pontuou que a atuação dos órgãos possui resultados positivos no encerramento dos lixões. Ela citou como exemplo Água Branca, Buriti dos Lopes e Altos, que instalaram aterros sanitários. O presidente Kennedy Barros, por outro lado, defende que é preciso ampliar a quantidade de municípios com aterros.

“Os municípios têm obrigação de acompanhar e executar as políticas públicas, a exemplo da que diz respeito à preservação do Meio Ambiente.

Quando se fala em lixão, se fala, por exemplo, em saúde pública, outra política pública de extrema relevância. Por isso, exigiremos do gestor o cumprimento dos acordos firmados com o MP, buscando a solução mais eficaz para isso”, afirmou.

A promotora alega que todos os municípios que serão notificados tiveram a oportunidade de reuniões, de prazos, de Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), mas, mesmo assim, continuam com seu lixão em atividade.

Com informações do TCE-PI

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Projeto Forrageiras para o semiárido apresenta resultados expressivos em São Raimundo Nonato

Evento reuniu cerca de 100 produtores para mostrar ganhos de peso de bovinos e opções de forragens adaptadas ao...

Competições esportivas do Dia do Trabalhador em Guadalupe têm inscrições prorrogadas até 30 de abril

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, em parceria...

Governo Lula tenta aprovar fundo privado para gastar fora do orçamento

Já o Tribunal de Contas da União (TCU) sugere que o governo aguarde o resultado de auditorias. O governo de...

Adolescente de 15 anos morre após ser atingida por disparo acidental feito pelo primo em Canto do Buriti

Uma adolescente de 15 anos, identificada como Ismaelda Oliveira da Silva, morreu neste sábado, 26 de abril, no município...
spot_img

Jovem sofre AVC após contrair bactéria roendo as unhas

Mario Colomina, influenciador, compartilhou seu relato nas redes sociais e alertou os perigos do vício de roer as unhas. O...

Silvio Mendes afirma que Hospital São Marcos obteve mais de R$ 30 milhões irregularmente

Prefeitura de Teresina nega repasses e acusa hospital de repasses irregulares; unidade enfrenta crise financeira com dívida superior a...
spot_img

Posts Recomendados