Prefeitos de 52 municípios piauienses serão notificados para encerrarem lixões a céu aberto

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Os prefeitos assinaram termo de ajustamento de conduta, mas ainda não implantaram aterros sanitários.

Com apenas sete municípios do Piauí que direcionam o lixo coletado para aterros sanitários, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE) irá notificar 52 prefeitos que assinaram termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público para o encerramento de lixões a céu aberto, mas que ainda não cumpriram os termos estabelecidos na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Imagem: João Paulo Guimarães

A lista desses municípios foi apresentada nesta quarta-feira (22) pela promotora Áurea Madruga, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado do Piauí (Caoma/MPPI), ao presidente do TCE, conselheiro Kennedy Barros.

“Viemos mostrar ao presidente Kennedy a lista das cidades que já foram provocadas a encerrarem seus lixões a céu aberto, uma vez que a legislação brasileira não autoriza tal situação, sendo, inclusive, crime ambiental a sua manutenção e existência, conforme estabelece o artigo 54 da Lei nº 9.605/98, Lei dos Crimes Ambientais”, comentou a promotora.

Áurea Madruga pontuou que a atuação dos órgãos possui resultados positivos no encerramento dos lixões. Ela citou como exemplo Água Branca, Buriti dos Lopes e Altos, que instalaram aterros sanitários. O presidente Kennedy Barros, por outro lado, defende que é preciso ampliar a quantidade de municípios com aterros.

“Os municípios têm obrigação de acompanhar e executar as políticas públicas, a exemplo da que diz respeito à preservação do Meio Ambiente.

Quando se fala em lixão, se fala, por exemplo, em saúde pública, outra política pública de extrema relevância. Por isso, exigiremos do gestor o cumprimento dos acordos firmados com o MP, buscando a solução mais eficaz para isso”, afirmou.

A promotora alega que todos os municípios que serão notificados tiveram a oportunidade de reuniões, de prazos, de Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), mas, mesmo assim, continuam com seu lixão em atividade.

Com informações do TCE-PI

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Júnior Nato lidera em todos os cenários, na espontânea, estimulada e tem aprovação de 89,04%, aponta pesquisa realizada em Jerumenha pelo Datamax

O instituto ouviu 301 eleitores no período de 23 a 24 de abril nas zonas rural e urbana do...

Alexandre de Moraes suspende lei que concedia autonomia a clubes de tiro

Ministro atendeu a pedido apresentado pelo PT, que questionou uma lei municipal de Ribeirão Preto (SP). O ministro Alexandre de...

Metrô de Teresina vai funcionar gratuitamente nos fins de semana que antecedem o Dia das Mães

Segundo a empresa que administra o serviço, o horário de funcionamento será das 7h às 13h30. O metrô de Teresina...

Unidades Básicas de Saúde de Floriano recebem novas câmaras frias

A secretária de saúde, Caroline Reis, destacou a importância dos novos equipamentos para o bom funcionamento dos serviços de...
spot_img

Rafael Fonteles sanciona reajuste salarial de 5,35% aos professores

Reajuste é baseado na lei nº 8.316, de 07 de março, e entrou em vigor a partir desse 1º...

Brasil se torna livre de febre aftosa sem vacinação, informa governo

Novo status sanitário será submetido à organização internacional O governo federal informou nesta quinta-feira (2) que o Brasil se tornou...
spot_img

Posts Recomendados