Tratores da Prefeitura de Caxingó são encontrados quebrados e abandonados dentro do mato.
O Ministério Público e a Polícia Federal devem investigar denúncias de que prefeitos estariam descartando e abandonando máquinas e tratores doados pelo governo federal para contratar os serviços desses equipamentos de amigos ou apoiadores.
É o caso de Caxingó, no Norte do Piauí, de onde uma máquina da marca Caterpillar, modelo Patrol, da prefeitura, havia sumido e foi encontrada por populares. O grande trator estava abandonado e escondido na mata, no povoado Cajazeira de Baixo, Zona Rural do município.
De acordo com informações obtidas pelo site Piauí Hoje, a “Patrol” está com motor batido. Mas ela não é a única. Uma segunda máquina, uma pá carregadeira, da Prefeitura de Caxingó que também está “sumida”. E uma terceira, uma retroescavadeira também está quebrada e abandonada em um pátio há quase três anos, levando sol e chuva.
Moradores e vereadores de Caxingó acusam o atual prefeito, Magnum Cardoso, de descaso com os bens públicos e gastos milionários com oficinas de Buriti dos Lopes e Parnaíba e, mesmo assim, máquinas e veículos do município estão sempre quebrados e com motores batidos.
Em 2013, a então presidenta Dilma Rousseff, entregou aos municípios milhares de maquinas e tratores através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC2. No Piauí, pelo menos 25 municípios receberam esses equipamentos.
Entre os municípios beneficiados com máquinas e tratores do PAC2 estão: Matias Olímpio, Porto, São João do Arraial, Água Branca, Altos, Lagoa do Piauí, Monsenhor Gil, Passagem Franca do Piauí, Pau D”Arco do Piauí, São Gonçalo do Piauí, Jurema, Bela Vista do Piauí, Cajazeiras do Piauí, Santa Cruz do Piauí, Wall Ferraz, Belém do Piauí, Antônio Almeida, Aroazes, São Félix do Piauí, Bom Jesus, Caxingó, Eliseu Martins, Paes Landim, Pajeú do Piauí e Riacho Frio.
Apesar da previsão de longa durabilidade e vida útil, a maioria dessas máquinas já está quebrada e os prefeitos não querem gastar com o conserto delas. Muitas foram aposentadas em menos de 10 anos de uso, porque não era de interesse de certos prefeitos que elas funcionassem bem para poder fazer contratações de equipamentos de empresas de amigos e correligionários.
As informações são do Piauí Hoje