No dia 08 de agosto, às 09:00hs, os prefeitos de municípios piauienses terão um encontro crucial na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM) com o objetivo de traçar estratégias e definir as pautas que serão tratadas junto à bancada federal em Brasília, no dia 15 de agosto.
Dentre os temas em destaque, estão questões essenciais para a sustentabilidade financeira dos municípios. Em primeiro plano, os prefeitos buscarão soluções para enfrentar a queda e os atrasos nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), recurso fundamental para a manutenção de serviços públicos essenciais em suas localidades.
Outro ponto crucial na pauta é a divisão dos royalties do Petróleo, que ainda se encontra sob liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), beneficiando apenas alguns municípios brasileiros. A busca pela justa distribuição desses recursos será uma prioridade na reunião.
Todavia, a questão que mais tem angustiado os prefeitos é a demora na liberação das emendas de custeio da saúde. Essa demora tem gerado preocupação entre os gestores municipais, que temem o possível atraso no pagamento dos salários dos servidores e repasse aos fornecedores, devido às dificuldades financeiras que enfrentam.
Destaca-se também a situação delicada das pequenas prefeituras, cuja principal receita provém do FPM. A dependência desses recursos torna essas administrações mais vulneráveis diante das oscilações econômicas, tornando urgente a busca por alternativas para garantir o equilíbrio financeiro e a prestação de serviços à população.
A expectativa é que, por meio deste encontro na APPM, os prefeitos consigam unir esforços, alinhar demandas e sensibilizar a bancada federal para as questões cruciais enfrentadas pelos municípios. A busca por um maior apoio financeiro e a implementação de medidas que visem fortalecer as gestões municipais serão temas centrais da reunião.
Por Gleison Fernandes