Prefeitura de Guadalupe lança ações para coleta seletiva, inclusão de catadores e educação ambiental

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Na última segunda-feira, dia 7 de julho, Guadalupe realizou a primeira reunião da Comissão Gestora da Política Municipal de Resíduos Sólidos. A comissão foi criada com o objetivo de melhorar, de forma contínua e integrada, a forma como o município lida com o lixo urbano, respeitando os princípios da Lei Federal nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A reunião marcou o início de uma série de ações que visam transformar a relação da cidade com o lixo, trazendo benefícios diretos para a saúde pública, o meio ambiente e a economia local.

Prefeitura de Guadalupe lança ações para coleta seletiva, inclusão de catadores e educação ambiental

A Comissão foi instituída pela Portaria nº 145/2025 e é formada por servidores e colaboradores vinculados ao município. É esse grupo que ficará responsável por conduzir a implementação do plano municipal e gerenciar as ações que integram o sistema de coleta seletiva, logística reversa, educação ambiental e inclusão socioeconômica dos trabalhadores da reciclagem. Guadalupe integra um seleto grupo de 20 cidades piauienses beneficiadas pelo projeto, que conta com o apoio técnico e institucional do SEBRAE Piauí, representado durante a reunião pelo consultor Ricardo Bandeira.

O projeto ganha ainda mais relevância com a inclusão do Programa Pró-Catador nas ações previstas. Esse programa nacional tem como foco principal transformar a realidade dos catadores e cooperativas de reciclagem, oferecendo capacitação profissional, apoio à formalização como Microempreendedores Individuais (MEIs), fortalecimento das cooperativas locais e inclusão social e econômica dos trabalhadores. O Pró-Catador também visa conectar esses profissionais ao mercado formal, ampliando sua participação em contratos públicos e privados.

Durante a reunião, a vice-prefeita e também integrante da comissão, Hélvia Almeida, destacou a importância do projeto para o futuro da cidade: “A criação dessa comissão e a adesão ao Pró-Catador representam um compromisso real com a sustentabilidade e com as pessoas que vivem da reciclagem. Queremos garantir melhores condições de trabalho, mais dignidade e renda para quem tanto contribui com a limpeza e o meio ambiente de Guadalupe. É um passo importante para fazer do nosso município uma referência em gestão de resíduos no Piauí”, afirmou.

Além disso, a comissão discutiu os próximos passos para a implementação efetiva do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), que vai orientar as ações da prefeitura. Esse plano define metas e estratégias para toda a cadeia de gestão do lixo, desde a geração até o destino final dos resíduos. Um de seus braços mais importantes é o Plano de Gerenciamento da Coleta Seletiva, que organiza o cronograma das atividades, os custos envolvidos e os pontos estratégicos para a separação e recolhimento dos recicláveis. O planejamento busca alinhar três pilares fundamentais: o cuidado com o meio ambiente, a viabilidade econômica e o compromisso social.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Lilia Martins, também participou da reunião e ressaltou os benefícios do projeto para o dia a dia da população:

“A gestão correta dos resíduos sólidos impacta diretamente na qualidade de vida de todos. Com menos lixo nas ruas, nos terrenos baldios e nos rios, teremos uma cidade mais limpa, mais saudável e mais bonita. E ainda vamos gerar trabalho e renda com a valorização dos recicláveis. Esse é um projeto de todos, e precisamos do envolvimento da comunidade para que ele funcione de verdade”, concluiu.

A população será convidada, nos próximos meses, a participar de campanhas de educação ambiental, aprender como separar o lixo corretamente e conhecer os pontos de entrega dos materiais recicláveis. A prefeitura também estuda formas de incentivar a coleta seletiva nos bairros e apoiar os catadores locais com estrutura e capacitação. Com a criação da comissão, Guadalupe inicia um processo importante e necessário, que une sustentabilidade, responsabilidade social e desenvolvimento econômico. A população está convidada a acompanhar e participar das próximas etapas do projeto, ajudando a construir uma cidade mais limpa, justa e comprometida com o futuro.

Confira as imagens

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

PL da Dosimetria: saiba como os senadores do Piauí votaram

O projeto restringe seus efeitos aos crimes relacionados aos atos ocorridos em 8 de janeiro de 2023. O Senado Federal...

Empregadores têm até esta sexta-feira para pagar a segunda parcela do 13º salário

A partir de 15 dias trabalhados, o empregado já tem direito a receber o abono natalino Termina nesta sexta-feira (19)...

Gripe K 2026:o que esperar dos sintomas e quando devemos nos preocupar

Subtipo do vírus influenza entrou no radar após alertas da OMS; especialistas detalham sintomas e cuidados. O alerta não...

Quem é Weverton Rocha? Senador do Maranhão é alvo de vários processos

Operação contra descontos no INSS cumpre 52 mandados de busca e apreensão, 16 mandados de prisão preventiva e outras...
spot_img

PF faz buscas contra senador do Maranhão e prende filho do ‘Careca do INSS’ e nº 2 da Previdência

Secretário executivo do Ministério da Previdência, Adroaldo Portal, teve prisão domiciliar decretada e foi afastado do cargo. A PF...

Polícia Federal prova que Sergio Moro mandou grampear ilegalmente autoridades

Crimes do ex-juiz provocaram a anulação de processos feitos na Lava Jato, o que ocasionou o fim da operação...
spot_img

Posts Recomendados