O evento foi organizado pela Rede de Melhorias do Trabalho, que envolveu as secretarias municipais da Assistência Social, Saúde, Educação, Mulher e Conselho Tutelar.
Na manhã desta terça-feira, 21, diversas secretarias municipais, promoveram um evento de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, com o tema: “O Respeito não Envelhece”. A ação aconteceu na Praça da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe.

O JUNHO VIOLETA tem o objetivo de conscientizar a população sobre a violência contra o idoso. O Dia 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização Contra a Violência à Pessoa Idosa.
Durante a ação, a organização realizou panfletagem com os participantes, promoveu atividade física, teste de glicemia e medição de pressão arterial e ofertou um farto café da manhã para os idosos.
O ato foi uma realização da Rede de Melhorias do Trabalho, que contou com a participação das secretarias municipais da Assistência Social, Saúde, Educação, Mulher e Conselho Tutelar.

O CREAS e a Secretaria de Assistência Social são os órgãos responsáveis diretos na defesa e garantia das leis e politicas públicas voltadas para a pessoa da terceira idade na cidade.
Participaram do evento, além dos idosos, as vereadoras Hélvia Almeida e Luciana Martins, dirigentes e profissionais dos órgãos envolvidos na ação.

De acordo com o Ministério da Saúde, a violência contra o idoso pode ser definida como “um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause danos ou sofrimento a uma pessoa idosa”. É uma questão social global que afeta a saúde e os direitos humanos de milhões de idosos em todo o mundo e que merece a atenção da comunidade internacional.
TIPOS DE VIOLÊNCIA CONTRA AS PESSOAS IDOSAS
- Abandono: acontece em seguida, sendo uma forma extrema da negligência;
- Negligência: quando os responsáveis pelo idoso deixam de oferecer cuidados básicos;
- Violência emocional e/ou psicológica: comportamentos que afetam o bem-estar dos idosos. Exemplo: xingamentos;
- Violência financeira e/ou material: quando há exploração ilegal dos idosos a partir do uso não consentido de seus recursos;
- Violência Física: abuso de força para obriga-los a fazer o que não desejam. Também inclui violência sexual;
COMO IDENTIFICAR OS ABUSOS DENUNCIAR A PRÁTICA VIOLENTA
Idosos com aspecto descuidado, que apresentem marcas no corpo mal explicadas ou sinais de quedas frequentes e que tenham familiares ou cuidadores indiferentes a eles, podem estar sendo vítimas de violência.
Confira as imagens




















