Prefeitura de Guadalupe promove ação de conscientização contra Violência a Pessoa Idosa

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O evento foi organizado pela Rede de Melhorias do Trabalho, que envolveu as secretarias municipais da Assistência Social, Saúde, Educação, Mulher e Conselho Tutelar.

Na manhã desta terça-feira, 21, diversas secretarias municipais, promoveram um evento de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, com o tema: “O Respeito não Envelhece”. A ação aconteceu na Praça da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe.

JUNHO VIOLETA tem o objetivo de conscientizar a população sobre a violência contra o idoso. O Dia 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização Contra a Violência à Pessoa Idosa.

Durante a ação, a organização realizou panfletagem com os participantes, promoveu atividade física, teste de glicemia e medição de pressão arterial e ofertou um farto café da manhã para os idosos.

O ato foi uma realização da Rede de Melhorias do Trabalho, que contou com a participação das secretarias municipais da Assistência Social, Saúde, Educação, Mulher e Conselho Tutelar.

O CREAS e a Secretaria de Assistência Social são os órgãos responsáveis diretos na defesa e garantia das leis e politicas públicas voltadas para a pessoa da terceira idade na cidade.

Participaram do evento, além dos idosos, as vereadoras Hélvia Almeida e Luciana Martins, dirigentes e profissionais dos órgãos envolvidos na ação.

De acordo com o Ministério da Saúde, a violência contra o idoso pode ser definida como “um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause danos ou sofrimento a uma pessoa idosa”. É uma questão social global que afeta a saúde e os direitos humanos de milhões de idosos em todo o mundo e que merece a atenção da comunidade internacional.

TIPOS DE VIOLÊNCIA CONTRA AS PESSOAS IDOSAS

  • Abandono: acontece em seguida, sendo uma forma extrema da negligência;
  • Negligência: quando os responsáveis pelo idoso deixam de oferecer cuidados básicos;
  • Violência emocional e/ou psicológica: comportamentos que afetam o bem-estar dos idosos. Exemplo: xingamentos;
  • Violência financeira e/ou material: quando há exploração ilegal dos idosos a partir do uso não consentido de seus recursos;
  • Violência Física: abuso de força para obriga-los a fazer o que não desejam. Também inclui violência sexual;

COMO IDENTIFICAR OS ABUSOS DENUNCIAR A PRÁTICA VIOLENTA

Idosos com aspecto descuidado, que apresentem marcas no corpo mal explicadas ou sinais de quedas frequentes e que tenham familiares ou cuidadores indiferentes a eles, podem estar sendo vítimas de violência.

Confira as imagens

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Caçador afirma ter fotografado um suposto alienígena nu e cabeçudo

Imagem com pouca resolução gerou debates em região conhecida por atividade de óvnis nos Estados Unidos. Um caçador norte-americano divulgou...

TRE inicia escolha de mesários para atuar na eleição de outubro

A Justiça Eleitoral iniciou nesta terça-feira (05) o processo de escolha dos mesários que vão atuar na eleição de...

Casal é preso pela segunda vez suspeito de fazer distribuição de drogas em Floriano

Segundo investigação da Polícia Civil, os suspeitos traziam drogas de fora da cidade e distribuíam para outros traficantes dentro...

WhatsApp vai permitir que usuário oculte que está online, diz site

O WhatsApp deve lançar em breve a opção que permite aos usuários esconder que estão online em seu status...
spot_img

UFPI anuncia corte de R$ 7,7 milhões e diz que manutenção do custeio se agrava

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) anunciou, nesta segunda-feira (04), que sofreu um corte em seu orçamento que chega...

SBT demite Léo Lins após piadas sobre crianças com hidrocefalia e Teleton

No último final de semana, viralizou um vídeo em que Lins debocha de uma criança com hidrocefalia. O humorista Leo...
spot_img

Posts Recomendados