TRE Piauí testa as urnas que serão utilizadas nas eleições de outubro

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O objetivo desses simulados nacionais é identificar falhas persistentes de hardware nas urnas eletrônicas, analisar suas causas e identificar soluções.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) concluiu na última semana a sua participação no 10º Simulado Nacional de Hardware, evento de âmbito nacional, dirigido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que ocorreu entre os dias 16 de maio e 17 de junho de 2022. O objetivo desses simulados nacionais é identificar falhas persistentes de hardware nas urnas eletrônicas, analisar suas causas e identificar soluções.

Durante os simulados de hardware as urnas são preparadas, com mídias de carga e de votação, de modo semelhante aos procedimentos das eleições oficiais. Em seguida são realizadas votações simuladas, nas quais são operacionalizadas as seguintes atividades: impressão da zerésima, habilitação do eleitor, teste do leitor biométrico, votação simulada, em que se utilizam todas as teclas da urna e do terminal do mesário, impressão do boletim de urna e transmissão de resultados.

Dos simulados nacionais de hardware participam, além do TSE, todos os Tribunais Regionais Eleitorais do País. A atual edição do Simulado possui uma relevância especial por ser o primeiro teste, em âmbito nacional, com utilização do mais recente modelo de urnas eletrônicas (UE 2020).

No TRE-PI os testes relativos ao 10º Simulado Nacional de Hardware ocorreram do dia 02 de junho e se estenderam até o dia 15 de junho. As atividades foram conduzidas pela equipe: efetivos e terceirizados, da Seção de Voto Informatizado (SEVIN), localizada no novo Fórum Eleitoral. Ao todo, foram testadas 509 urnas eletrônicas, incluindo os modelos 2009, 2010, 2011, 2013, 2015 e 2020.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, a participação ativa dos Tribunais Regionais em simulados anteriores têm garantido a identificação e a eliminação de erros críticos capazes de impactar as eleições.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

TRE inicia escolha de mesários para atuar na eleição de outubro

A Justiça Eleitoral iniciou nesta terça-feira (05) o processo de escolha dos mesários que vão atuar na eleição de...

Casal é preso pela segunda vez suspeito de fazer distribuição de drogas em Floriano

Segundo investigação da Polícia Civil, os suspeitos traziam drogas de fora da cidade e distribuíam para outros traficantes dentro...

WhatsApp vai permitir que usuário oculte que está online, diz site

O WhatsApp deve lançar em breve a opção que permite aos usuários esconder que estão online em seu status...

UFPI anuncia corte de R$ 7,7 milhões e diz que manutenção do custeio se agrava

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) anunciou, nesta segunda-feira (04), que sofreu um corte em seu orçamento que chega...
spot_img

SBT demite Léo Lins após piadas sobre crianças com hidrocefalia e Teleton

No último final de semana, viralizou um vídeo em que Lins debocha de uma criança com hidrocefalia. O humorista Leo...

Entra em vigor lei que cria o Dia Nacional da Natação

A Lei que institui o Dia Nacional da Natação para ser comemorado dia 2 de agosto foi sancionada pelo...
spot_img

Posts Recomendados