Prefeitura de Manaus faz valas comuns em cemitério para enterrar vítimas de coronavírus

-

Cemitério Nossa Senhora Aparecida teve acréscimo de, aproximadamente 50%, na demanda. Contêineres frigoríficos foram instalados no local para caixões que aguardam sepultamento.

Após anunciar a instalação de contêineres frigoríficos no cemitério público Nossa Senhora Aparecida, no bairro Tarumã, Zona Oeste, a Prefeitura de Manaus informou, nesta terça-feira (21), que está fazendo valas comuns, chamadas pelo órgão de trincheiras, para enterrar vítimas do novo coronavírus no local. Conforme boletim desta terça-feira (21), Manaus já registrava 163 mortes por Covid-19. No estado, o número de casos confirmados chegou a 2.270, com 193 mortes no total.

Foto: Reprodução/Twitter

O rápido aumento de mortes por Covid-19 no estado fez com que dezenas de covas fosse abertas no mesmo cemitério, desde a última sexta-feira (17). Segundo informações da prefeitura, desde março, houve um acréscimo de aproximadamente 50% na demanda. Cartórios da capital também estenderam o regime de plantão para atender alta demanda de registro de óbito.

Nesta terça-feira (20), a Prefeitura de Manaus informa, por meio de nota, que devido ao grande aumento no número de sepultamentos realizados no cemitério, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) adotou o sistema de trincheiras para realizar o enterro das vítimas de Covid-19.

“A metodologia, já utilizada em outros países, preserva a identidade dos corpos e os laços familiares, com o distanciamento entre os caixões e com a identificação das sepulturas. A medida foi necessária para atender a demanda de sepultamentos na capital”, disse a nota.

Nesta segunda-feira (20), a Semulsp já havia informado ao G1 que teve que instalar contêiners frigoríficos no cemitério para comportar caixões que aguardavam sepultamento. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram filas de carros de funerárias aguardam para sepultar corpos.

A medida visa dar mais agilidade ao serviço SOS Funeral, que, hoje, é o único disponível para população mais vulnerável de forma gratuita, para realizar o enterro das pessoas que não têm condições para arcar com as custas do sepultamento.

“As câmaras estão sendo utilizadas para o armazenamento dos caixões, enquanto os familiares aguardam o momento do enterro, sem a necessidade do veículo do SOS Funeral ficar aguardando a liberação, já podendo retornar à base para novo chamado”, pontua a nota da Semulsp.

Contêineres frigoríficos também foram instalados, pelo Governo do Amazonas, em unidades hospitalares de Manaus, após a repercussão de um vídeo que mostra corpos com suspeita de Covid-19 posicionados dentro do Hospital João Lúcio, Zona Leste, ao lado de pacientes internados.

A Secretaria de Saúde do Estado (Susam) afirmou que a paciente seria transferida do SPA do São Raimundo, em Manaus, para o hospital universitário Getúlio Vargas – também na capital. A transferência nunca aconteceu, com o agravamento do caso.

O sistema de saúde da rede público do Amazonas sofre um colapso iminente e já tem 91% dos leitos de UTI ocupados. Até esta segunda-feira, segundo o governo, entre casos confirmados e suspeitos de Covid-19, há 815 pacientes internados no estado.

Segundo o estado, atualmente, o Amazonas possui 682 respiradores cadastrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Desse número, 232 estão voltados para o atendimento de pacientes com Covid-19, sendo 66% disponíveis para a pandemia.

Após denúncias, o Ministério Público de Contas do Estado do Amazonas iniciou uma investigação e cobra respostas do governo sobre a compra de 28 respiradores pulmonares para a rede pública de saúde no valor de R$ 2 milhões e 970 mil. O MPC informou que o custo teve uma média de R$ 106 mil e 200 por unidade.

De acordo com o documento do Gabinete do Procurador Geral de Contas, assinado por João Barroso de Souza, o Governo Federal tem adquirido os mesmos respiradores ao preço unitário de R$ 57.300. O procurador-geral relata que o valor é quase metade do preço dos equipamentos que o Amazonas adquiriu.

‘Tenho medo de morrer e perder minha filha’

Na maternidade Balbina Mestrinho, em Manaus, uma dona de casa de 27 anos que está em isolamento com sintomas do novo coronavírus denuncia a falta de atenção necessária durante a gravidez. Ela teme perder a vida e a filha.

Na manhã desta terça-feira (21), em entrevista ao G1, a dona de casa Suelen Martins, grávida de seis meses, contou que há seis dias passou mal em casa. Ela teve febre alta e tomou medicação, mas outros sintomas apareceram. Ela então foi até a maternidade, na Zona Sul de Manaus, onde está internada desde então.

Sala ‘rosa’ que grávidas estão internadas, em Manaus. — Foto: Arquivo pessoal

Ela está em isolamento e respira com ajuda de aparelho dentro de uma “sala rosa”, que são áreas separadas na rede pública para atender pacientes de Covid-19. No local há outras duas grávidas.

“Há cinco dias eu estava em casa com febre, tomei medicações e a febre não passava. Comecei a ter vômito e tosse. Vim para a maternidade, me colocaram nessa sala rosa estou respirando com a ajuda de oxigênio pois eu já estava com muita falta de ar. Inicialmente, a médica me atendeu, mas depois fui abandonada”, disse.

Com diversos sintomas, a mulher disse que chegou a realizar o teste do novo coronavírus, mas até esta terça-feira (21), não recebeu nenhuma confirmação da maternidade. Lá, ela sofre com falta de estrutura, afirma.

“Desde o dia que entrei, não sei nem o resultado do exame, ficaram de fazer o raio-x e não fizeram. Não falam o que eu tenho. Tenho medo de perder minha vida, minha filha. Já pensei em ir embora para casa com medo do pior acontecer aqui dentro”.

Em nota, a direção da Maternidade Balbina Mestrinho informou que “todas as pacientes com sintomas respiratórios e que buscam a maternidade estão sendo acolhidas e tratadas em enfermaria exclusiva, separadas das demais pacientes, conforme fluxo estabelecido para a ocasião”.

“Todas estão recebendo acompanhamento médico, com avaliação diária e prescrição médica adequada para cada caso. Nenhuma das pacientes tem sintomas graves, porém estão recebendo todo o atendimento dispensado a casos suspeitos de covid-19”, diz trecho da nota.

Coronavírus no Amazonas

O Amazonas registrou mais 110 casos de Covid-19, nesta terça-feira (21), e alcançou um total de 2.270 casos confirmados do novo coronavírus, segundo boletim da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). Também foram confirmadas mais oito novas mortes por Covid-19, totalizando 193 mortes no Amazonas.

Conforme o boletim desta terça-feira, 1.170 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão em isolamento social ou domiciliar, o que corresponde a 51,54% dos casos confirmados no Amazonas. De segunda-feira (20) para esta terça-feira, mais 91 pessoas se recuperaram da doença e estão fora do período de transmissão do vírus, totalizando, agora, 726 recuperados.

Casos de coronavírus no Amazonas

Primeiro caso foi registrado no dia 13 de março, e primeira morte no dia 24. Fonte: FVS-AM

Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Posts Recentes

Lula cria plataforma para coibir roubos de celulares e vendas ilegais

Presidente assinou nesta terça decreto do "celular seguro" O presidente Luiz Inácio Lula assinou, nesta terça (23), um decreto que...

Aneel aprova reajuste na transmissão de energia e prevê alta na conta de luz

Agência estima impacto médio de 1,1% nas contas de luz no ciclo 2026/2027. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)...

Deolane Bezerra tem registro suspenso pela OAB e não pode advogar

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) decidiu suspender a carteira profissional da advogada e influenciadora Deolane Bezerra, impedindo...

PF admite erro em relatório e afasta ligação entre Beto Louco e repasse de Vorcaro ao senador Ciro Nogueira

Em novo relatório, PF admite “erro material” que ligava suposto pagamento de Vorcaro a Ciro Nogueira e voo com...

Duas escolas piauienses estão entre as 10 melhores escolas do Brasil

Instituto São José e Dom Barretos São destaques no ranking nacional. O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto...

Golpistas usam nome do Ministério Público do Piauí em e-mails falsos para enganar vítimas

MPPI alerta que mensagens enviadas em nome de promotores de Justiça são fraudulentas e orienta população a redobrar a...

Guadalupe recebe nota 10 em Ranking do TCE que trata de controle interno

O município de Coivaras foi primeiro lugar em todo...

Brasil tem 1.364 mortes por coronavírus em 24 horas

Esse é o segundo maior número de diagnósticos desde...

Você também pode gostar
Recomendado para você