Presidente do senado, Rodrigo Pacheco, nega pedido da oposição para composição da CPMI dos atos golpistas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Com a decisão, governo fica perto de garantir maioria na comissão

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD – SP), negou nesta sexta-feira (5) o pedido da oposição para barrar uma manobra que deu mais vagas à base governista na CPMI dos atos golpistas de 8 de janeiro. com a decisão de Pacheco, o governo fica perto de garantir maioria na comissão.

A decisão veio no início do dia. O despacho do presidente do Congresso negou um pedido do líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL – RN), que foi contra uma manobra do líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (REDE – AP).

Randolfe é o único representante da REDE no Senado, e mudou de bloco horas antes da leitura do requerimento da CPMI. A estratégia deu mais uma cadeira ao bloco ‘Resistência Democrática’, encabeçado pelo PT.

A oposição alegou que essa troca era irregular, e que a mudança só valeria se tivesse sido feita no início da legislatura, em fevereiro.

Para Pacheco, entretanto, não há regulação sobre o tema no regimento das comissões mistas do Congresso, fazendo valer então as regras do Senado, que permitem a manobra.

Marinho afirmou que vai recorrer da decisão à Comissão de Constituição e Justiça do Senado. “Evidente que é uma decisão que tem a legitimidade por ter sido feita pela mesa da casa, mas nós achamos que é equivocada. Nós iremos recorrer da decisão, mas deixando claro que isso não significa que aceitaremos que isso seja uma manobra procrastinatória. essa ação pode e deve ocorrer independente da instalação da CPMI”, declarou o líder da oposição.

Lula Marques/Agência Brasil

No mesmo documento, Pacheco validou uma outra decisão que já havia sido tomada nesta semana pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP – AL), que retirou do Partido Novo o direito à indicação de um parlamentar para a vaga rotativa da comissão.

O argumento usado por Lira é de que a legenda não elegeu deputados o suficiente para atingir a cláusula de barreira na Câmara.

As movimentações desta sexta fazem com que a base aliada do governo no Congresso tenha pelo menos 15 das 32 cadeiras fixas da CPMI dos atos antidemocráticos. Outras nove seriam da oposição e, o restante, de partidos independentes.

Da Redação – UOL

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeitura de Jerumenha e SENAR realizam projeto de saúde com 710 atendimentos em diversas especialidades

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Nesta quinta-feira, 21 de novembro, a Prefeitura de Jerumenha, em parceria com o...

Rafael Fonteles assina Pactos pelo Piauí com mais de 200 municípios para fortalecimento de políticas públicas

Piauí é o primeiro estado do Brasil a assinar o acordo, que vai englobar em sete áreas visando mais...

Jesse James reforça compromisso com políticas públicas para Guadalupe no evento Pactos pelo Piauí

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito eleito de Guadalupe, Jesse James, participou, nessa quinta-feira (21), do evento...

Guadalupe recebe 3 mil mudas frutíferas do Pro Piauí Verde para ações de plantio e distribuição comunitária

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Na manhã da última quarta-feira, 20 de novembro, a Prefeitura Municipal de Guadalupe,...
spot_img

Rafael Fonteles e Wellington Dias fazem 1ª reunião institucional com mais de 200 prefeitos do Piauí

O evento busca consolidar uma rede de parcerias e fortalecer a cooperação institucional para enfrentar desafios e implementar políticas...

Fingers e novo pátio de aeronaves do Aeroporto de Teresina já estão em funcionamento

As obras do Aeroporto de Teresina (THE) seguem a todo vapor e em fase de finalização. A solenidade de...
spot_img

Posts Recomendados