Presidente do senado, Rodrigo Pacheco, nega pedido da oposição para composição da CPMI dos atos golpistas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Com a decisão, governo fica perto de garantir maioria na comissão

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD – SP), negou nesta sexta-feira (5) o pedido da oposição para barrar uma manobra que deu mais vagas à base governista na CPMI dos atos golpistas de 8 de janeiro. com a decisão de Pacheco, o governo fica perto de garantir maioria na comissão.

A decisão veio no início do dia. O despacho do presidente do Congresso negou um pedido do líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL – RN), que foi contra uma manobra do líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (REDE – AP).

Randolfe é o único representante da REDE no Senado, e mudou de bloco horas antes da leitura do requerimento da CPMI. A estratégia deu mais uma cadeira ao bloco ‘Resistência Democrática’, encabeçado pelo PT.

A oposição alegou que essa troca era irregular, e que a mudança só valeria se tivesse sido feita no início da legislatura, em fevereiro.

Para Pacheco, entretanto, não há regulação sobre o tema no regimento das comissões mistas do Congresso, fazendo valer então as regras do Senado, que permitem a manobra.

Marinho afirmou que vai recorrer da decisão à Comissão de Constituição e Justiça do Senado. “Evidente que é uma decisão que tem a legitimidade por ter sido feita pela mesa da casa, mas nós achamos que é equivocada. Nós iremos recorrer da decisão, mas deixando claro que isso não significa que aceitaremos que isso seja uma manobra procrastinatória. essa ação pode e deve ocorrer independente da instalação da CPMI”, declarou o líder da oposição.

Lula Marques/Agência Brasil

No mesmo documento, Pacheco validou uma outra decisão que já havia sido tomada nesta semana pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP – AL), que retirou do Partido Novo o direito à indicação de um parlamentar para a vaga rotativa da comissão.

O argumento usado por Lira é de que a legenda não elegeu deputados o suficiente para atingir a cláusula de barreira na Câmara.

As movimentações desta sexta fazem com que a base aliada do governo no Congresso tenha pelo menos 15 das 32 cadeiras fixas da CPMI dos atos antidemocráticos. Outras nove seriam da oposição e, o restante, de partidos independentes.

Da Redação – UOL

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Profissionais usam resina odontológica para reconstruir casco de tartaruga ferida no Piauí

Alguns desses animais chegam ao centro de reabilitação incapazes de nadar ou se alimentar. Dez animais estão atualmente sob os...

Comissão da Alepi aprova que feriados no Piauí sejam remanejados para sexta-feira

Proposta prevê mudança de feriados que caem no meio da semana para a sexta-feira. A Comissão de Constituição e Justiça...

Governo bloqueia 900 mil beneficiários do Bolsa Família de acessar bets

Operadoras de apostas são obrigadas a consultar dados do Ministério do Desenvolvimento Social para cruzar dados. Cerca de 900 mil...

Pacto pela Economia é tema de reunião entre gestão de Jerumenha e membros do Governo do Estado

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Na manhã desta segunda-feira, 15 de dezembro, o prefeito de Jerumenha, Junior Nato,...
spot_img

Ciro Nogueira participa das comemorações do aniversário de 87 anos de Paulistana; veja o que disse o prefeito

Durante as comemorações, parlamentar destaca investimentos de mais de R$ 5 milhões em saúde e infraestrutura esportiva no município O...

Vacina contra o VSR já está disponível para gestantes nas Unidades Básicas de Saúde de Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Secretaria Municipal de Saúde de Guadalupe reforça o chamado para que gestantes...
spot_img

Posts Recomendados