O Museu da Sanfona levou dois anos para ficar pronto, é composto por 8 galerias, e exibe dezenas de sanfonas doadas por colecionadores.
Neste domingo (28) foi inaugurado o Museu da Sanfona na cidade de Dom Inocêncio, no Piauí, a 636 km de Teresina. O museu é o primeiro do Brasil dedicado ao instrumento.
O Museu da Sanfona levou dois anos para ficar pronto. Ele é composto por 8 galerias, e exibe dezenas de sanfonas doadas por colecionadores.

O acervo do museu conta com sanfonas de várias épocas e tamanhos, algumas bastante luxuosas. Entretanto, a mais célebre de todas é bem simples: a famosa sanfona de oito baixos que pertenceu ao lendário Januário, o pai de Luíz Gonzaga (foto abaixo).
- Terra da Sanfona: Dom Inocêncio tem um sanfoneiro para cada 35 habitantes
A sanfona de 8 baixos foi eternizada na canção “Respeita Januário”, em que Luiz Gonzaga reconhece que seu pai era ainda mais habilidoso na sanfona:
“[…] Luí, tu pode ser famoso, mas teu pai é mais tinhoso
E com ele ninguém vai, Luí
Respeita os oito baixo do teu pai!
Respeita os oito baixo do teu pai!”

Terra da Sanfona
Em Dom Inocêncio não é nenhum desafio encontrar um sanfoneiro. Os moradores da pequena cidade de 9.565 habitantes garantem: tem 1 sanfoneiro para cada 35 inocentinos.
A tradição da sanfona em Dom Inocêncio começou há mais de 100 anos, com o músico Júlio Dias, primeiro sanfoneiro da região. O ofício foi passando de geração em geração, até chegar à família do Sandrinho do Acordeon, um dos idealizadores do Museu da Sanfona.

Por g1 PI