Primeiro Terremoto na Turquia e na Síria deixa mais de 1.500 mortos; país turco registrou outro terremoto

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Após tremor de magnitude 7,8 abalar a fronteira entre Turquia e Síria, segundo terremoto de magnitude 7,6 afeta região central turca

Um segundo terremoto de magnitude 7,6 atingiu a região de Kahramanmaras, no sudeste da Turquia, nesta segunda-feira (6), informou a Autoridade de Gerenciamento de Emergências e Desastres do país (AFAD).

Ele ocorreu a uma profundidade de 7 km, disse a AFAD, acrescentando que o epicentro do terremoto foi a região de Elbistan, na província de Kahramanmaras.

O tremor secundário está localizado a aproximadamente 95 quilômetros ao norte do terremoto original que ocorreu pouco mais de nove horas antes no sul da Turquia, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Este é o maior dos mais de 30 tremores secundários ocorridos até agora. Esta é uma estimativa preliminar da magnitude do terremoto e está sujeita a alterações.

    O terremoto de magnitude 7,5 é considerado um tremor secundário do terremoto anterior de magnitude 7,8. Todos os tremores secundários são terremotos individuais, mas desde que não sejam mais fortes que o terremoto principal original, eles são considerados tremores secundários.

    Essa réplica foi extremamente rasa, com apenas 10 km de profundidade, o que piora o impacto sentido. O terremoto principal foi de 17,9 km de profundidade.

    Crédito: Getty Images

    Antes dos 7,8 desta manhã, o terremoto de magnitude 7,5 teria sido o mais poderoso a atingir a Turquia desde o terremoto de Izmit em 1999, que matou pelo menos 17.000 pessoas.

    “Depois de muitos tremores secundários, outro grande terremoto na mesma região. As primeiras estimativas colocam magnitude em 7,7, ou seja, na mesma ordem do primeiro terremoto”, escreveu nas redes sociais José R. Ribeiro, pesquisador de história sismológica da Seismological Society of America.

    “Não é incomum, às vezes temos duplas ou trios de terremotos com apenas algumas horas de intervalo”, acrescentou.

    O primeiro tremor

    Um terremoto fatal de magnitude 7,8 abalou o sul da Turquia na madrugada desta segunda-feira (6), derrubando prédios e fazendo moradores correrem para as ruas enquanto tremores secundários eram sentidos em toda a região. O tremor também afetou a Síria.

    Mais de 1.500 pessoas morreram e as equipes de resgate estão correndo para retirar os sobreviventes de debaixo dos escombros.

    Um dos terremotos mais fortes a atingir a região em um século tirou os moradores de suas camas por volta das 4h da manhã desta segunda-feira, enviando tremores até o Líbano e Israel.

    O epicentro do terremoto de magnitude 7,8 foi 23 quilômetros a leste de Nurdagi, na província turca de Gaziantep, a uma profundidade de 24,1 quilômetros, disse o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

    O que se sabe sobre o forte tremor

    Nurdagi está localizada ao longo da fronteira Turquia-Síria e o terremoto foi sentido em vários países da região, incluindo Síria e Líbano.

    As mortes foram relatadas nas regiões de Aleppo, Hama e Latakia, disse a SANA.

    O grupo “Capacetes Brancos”, oficialmente conhecido como Defesa Civil da Síria, também disse que dezenas de vítimas e centenas ficaram presas sob os escombros na região de Idlib, controlada pela oposição.

    Brandon Miller, da CNN em Istambul

    Leonidas Amorim
    Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
    Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Recentes

    Piauí receberá investimentos de R$ 1 bilhão através do Novo PAC Seleções

    Recursos serão destinados para abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e mobilidade urbana em 41 municípios. O Piauí vai receber...

    Janja da Silva e ministro do esporte participaram do desfile na recepção de Macron a líderes

    Primeira-dama cumpre outras agendas além de participar da cerimônia de abertura dos jogos; comitiva também inclui embaixador brasileiro na...

    Dr. Dilson reafirma lealdade ao grupo político de Júlio César e busca reeleição para o cargo de vereador de Guadalupe

    Com uma trajetória sólida na política local, Dr. Dilson Barbosa Gomes, atual presidente do Legislativo e o vereador mais...

    Adolescentes caem de moto ao fugirem da Guarda Municipal durante live e tem protocolo de morte encefálica

    O jovem sofreu politraumatismo e foi socorrido pelo Serviço Atendimento Médico de Urgência (SAMU) e encaminhado ao Hospital de Urgência...
    spot_img

    Rafael Fonteles entrega unidade de instituto que oferta emissão de carteiras em Piripiri

    O Instituto Félix Pacheco está presente em 78 cidades do Piauí. A meta do governador é chegar aos 224...

    Alunos do Curso de Formação da Polícia Militar conhecem programas e projetos da Investe Piauí

    Eles conheceram na prática como funciona o ecossistema de inovação do Hub da Investe Piauí. Quarenta e oito cadetes que...
    spot_img

    Posts Recomendados