Produção de grãos para 2022 é de 271,2 toneladas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O aumento é de 14,5 milhões em relação ao ciclo anterior. Centro-oeste lidera ranking das regiões com maior crescimento, quase 50% na produção de cereais, leguminosas e oleaginosas.

A produção brasileira de grãos na safra 2021/22 está estimada em 271,2 milhões de toneladas, um acréscimo de quase 14,5 milhões de toneladas em comparação ao ciclo anterior. O levantamento foi divulgado na última quinta-feira (08) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

“Embora tenha passado por adversidades climáticas em algumas regiões produtoras, principalmente nos estados da região Sul do país, esta é a maior colheita já registrada dentro da série histórica de produção de grãos no Brasil”, ressalta o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro.

O arroz, o milho e a soja, três principais produtos desse grupo, representam 91,5% da estimativa da produção, e respondem por 87,1% da área a ser colhida. A área total no país a ser colhida é de 73 milhões de hectares, 6,5% maior que em 2021. O crescimento foi de quase 10% em relação ao ano passado. 

A produção nacional de milho, em 2022, deve alcançar novo recorde, com estimativa de 109,9 milhões de toneladas e alta de 25,2% na comparação com o ano passado. O algodão em caroço também teve alta de 17,7%, e a produção da soja aumentou 4,7%. Já o trigo teve produção de 9% a mais em relação a 2021.

A estimativa de produção de cereais, leguminosas e oleaginosas também apresentou variação anual positiva para quatro grandes regiões do país. No Centro-Oeste, o aumento foi de 1,4%. Na região Norte, 11%. No Sudeste, 10,8% e no Nordeste, 10,3%. A região Sul foi a única do país com variação negativa, com queda de 14,6% na produção.  

Entre os estados brasileiros, Mato Grosso lidera como o maior produtor nacional de grãos, com participação de 30,8% na produção. Em segundo lugar vem o estado do Paraná, com 13,2%, seguidos de Goiás, 10,3%, Rio Grande do Sul 9,8%, Mato Grosso do Sul (8,1%) e Minas Gerais (6,5%). Somados, esses seis estados representaram 78,7% do total nacional. 

Com relação às participações das regiões brasileiras na produção de cereais, leguminosas e oleaginosas, o Centro-Oeste teve aumento de quase 50%. O Sudeste, de 10,4%, o Nordeste, de 9,7%, e o Norte, 5,2%. Para o engenheiro-agrônomo extensionista da Emater-DF, Marconi Borges, o sucesso da safra de grãos na região central do país deve-se à prática de tecnologias específicas, apesar dos problemas climáticos. 

“A tecnologia utilizada, principalmente na região do Planalto Central, no uso de plantio direto, é o que permitiu superar essa adversidade climática”, explica o especialista. “É uma ferramenta extraordinária para conservação de solo e água e incorpora muito material orgânico no solo. Quanto mais material orgânico no solo, maior a capacidade de reter a água. Então acredito que esse foi o principal fator que levou a bater esse recorde”, defende. 

No âmbito externo, as vendas de algodão devem atingir a marca de 1,9 milhão de toneladas, com previsão de estoques finais de 1,3 milhão de toneladas. No caso da soja, os estoques finais da atual safra estão estimados em 6,19 milhões de toneladas, enquanto a projeção de exportação de produtos oleaginosos como castanha do caju, amendoim, amêndoa, entre outros, tem previsão de atingir a marca de 77,19 milhões de toneladas. 

Alta também para o estoque de passagem para o trigo em 2023 que, influenciado pela maior produção do cereal, deve atingir estoque de 1,6 milhões de toneladas entre agosto deste ano e junho do ano que vem. Já no caso do milho, a queda na produtividade de importantes regiões produtoras reduziu o volume esperado para o consumo e exportação do cereal de 76,5 milhões de toneladas para 37 milhões. 

Quanto ao arroz, a Companhia Nacional de Abastecimento prevê um consumo menor do produto, fechando o ano com 2,36 milhões de toneladas de estoque.
Fonte: Brasil 61 – https://brasil61.com/n/producao-de-graos-para-2022-e-de-271-2-toneladas-bras227217

Com informações do Brasil 61

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Reportagem da Folha de São Paulo informa que PCC domina o crime organizado no Piauí

Estudo divulgado pela Folha, diz que a organização está em todo o país Reportagem na edição impressa do jornal Folha...

Jerumenha vence Marcos Parente por 2 a 1 e assume liderança do grupo na Copa LIDESPI

A seleção de Jerumenha conquistou mais uma vitória na Copa LIDESPI ao bater a equipe de Marcos Parente pelo...

CNH sem autoescola: nova regra prevê renovação automática para ‘bom condutor’

Autoescola não será obrigatória, aulas teóricas poderão ser feitas online e de graça; aulas práticas poderão ser realizadas com...

Racismo religioso: 76% dos terreiros no Brasil sofreram violências

Dado consta de pesquisa sobre racismo contra povos de axé Em Aracaju, há quase dois meses, a comunidade do terreiro...
spot_img

Georgiano Neto receberá título de Cidadão Jerumenhense durante sessão solene nesta quarta-feira

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O deputado estadual Georgiano Neto será homenageado pela Câmara Municipal de Jerumenha com...

Alexandre de Moraes é eleito ‘herói’ em lista das 25 pessoas mais influentes do mundo

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, foi eleito uma das 25 pessoas mais influentes do mundo pelo jornal Financial Times,...
spot_img

Posts Recomendados