Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Professora da Uespi ganha prêmio internacional com pesquisa sobre babaçu

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Pesquisa avaliou a atividade antimicrobiana do corante no mesocarpo do babaçu.

A professora do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Rosângela Campelo, foi premiada no II Encontro Internacional de Biotecnologia em Saúde Humana e Animal, com a 1ª colocação na modalidade apresentação virtual.

A premiação ocorreu em virtude da sua pesquisa de desenvolvimento e prospecção de cosmético utilizando um corante do babaçu – palmeira típica do Norte e Nordeste brasileiro.

De acordo com a autora da pesquisadora, a intenção foi avaliar a atividade antimicrobiana do corante presente no mesocarpo do babaçu, em relação a diferentes cepas bacterianas de importância para saúde humana, constatada a partir da evolução do estudo.

“Após a extração do corante do mesocarpo do babaçu, um corante ainda pouco explorado, essa substância foi submetida à Espectroscopia no Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR); a Análise Térmica Simultânea (TGA/DSC) e a Difração de Raios-X (DRX). Em seguida, foram realizadas avaliações da atividade antimicrobiana in vitro do corante do babaçu para a determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM), pela técnica de microdiluição em caldo, frente a quatro cepas Gram-positivas e duas cepas Gram-negativas, além da análise de Microscopia de Força Atômica (MFA) frente a outra cepa”, explica a professora Rosângela Campelo.

Ainda de acordo com a pesquisadora, com os resultados observados, a análise físico-química indicou que possivelmente o corante do babaçu é uma molécula de tanino. Em relação à avaliação antimicrobiana, dentre as seis linhagens bacterianas avaliadas, somente as espécies Gram-positivas, com exceção da E. faecalis – vanB, demonstraram perfis de susceptibilidade ao corante do babaçu.

Professora Rosângela Campelo e professor Fabrício do Amaral

Entre as cepas bacterianas Gram-positivas, utilizadas neste estudo, foi sobre S. epidermidis que o corante do babaçu demonstrou melhor potencial antibacteriano (CIM: 19,53 µg/mL), sendo assim, essa cepa foi submetida à análise por MFA e como resultado evidenciou-se um aumento de tamanho nas bactérias tratadas com concentração sub-inibitória/sub-CIM (Z = 2,8 µm), comparadas ao controle (bactérias não tratadas, Z = 2,2 µm). As bactérias tratadas com concentração inibitória mínima (CIM = 19,53 µg/mL) apresentaram-se destruídas com completa perda do formato característico (cocos), demonstrando a provável característica bactericida do corante do babaçu.

“A conclusão é de que o corante extraído do mesocarpo do babaçu tem efeito bactericida sobre bactérias gram–positivas. E que, possivelmente, após testes de toxidade e análise química, possa ser usado em fármacos, sabonetes e outros produtos industriais”, aponta a docente.

O trabalho tem orientação do professor Fabrício do Amaral e coautoria de Rafael Everton, José Ribeiro, Dario Brito Calçada, Fábio de Oliveira, Alyne Rodrigues e Rômulo José Vieira.

Babaçu

CCom/Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Artesãos de Guadalupe recebem capacitação para ampliar presença no mercado e gerar renda

Por Gleison Fernandes A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Sala do Empreendedor, em parceria com o Sebrae-PI, realizou na...

Teresinenses ganham bolo, mas seguem à espera das obras

Passados quase oito meses da nova gestão, os teresinenses ainda aguardam o cumprimento de promessas de Silvio Mendes. Neste sábado,...

Cadastro Único responde por 80% dos empregos gerados no Caged no primeiro semestre de 2025

Dados revelam um avanço na participação das mulheres no mercado de trabalho. Entre os inscritos no Cadastro Único, elas...

Exportações do Brasil crescem mais de 50% com recuperação econômica da Argentina

Exportações para a Argentina passaram dos dez bilhões de dólares nos sete primeiros meses do ano, uma alta de...
spot_img

Rafael participa de comemorações pelo aniversário de Teresina e destaca ações do governo do estado na capital

O governador participou da missa em ação de graças pelos 173 anos da cidade de Teresina e inaugurou obras O...

Ministério da Saúde oferta tecnologia inovadora 100% nacional para detectar câncer do colo do útero no SUS

Medida do programa Agora Tem Especialistas, novo teste molecular de DNA-HPV será implementado de forma gradativa em 12 estados....
spot_img

Posts Recomendados