Aliados aconselham Ministro Paulo Guedes a salvar biografia e deixar governo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Agora, a leitura na Economia é de que Guedes deveria utilizar o espaço que terá no Congresso Nacional como um possível último ato.

Interlocutores do ministro da Economia Paulo Guedes afirmaram à CNN apostar que ele não deverá terminar o governo Jair Bolsonaro se a PEC dos Precatórios for aprovada da forma como foi elaborada pela ala política com aval da cúpula do Congresso.

Alguns de seus interlocutores já o têm aconselhado a salvar a sua biografia e deixar claro os princípios que defende.

O momento ideal para isso seria sua ida ao Congresso Nacional, para onde foi convocado a explicar sua offshore. Ali, também aproveitaria para dar sua visão geral sobre sua gestão na pasta desde janeiro de 2019.

Bolsonaro e Guedes – FOTO: EVARISTO SA/AFP

Tem sido ainda aconselhado a deixar claro que a responsabilidade pelas dificuldades encontradas pelos auto proclamados liberais em Brasília se deve a apetite da política pelo Orçamento e a falta de respeito pelas regras fiscais. Fontes da economia defendem ainda que ele antecipe sua ida ao Legislativo.

O ministro, segundo interlocutores, não ficou surpreso com a debandada no ministério, muito embora seu entorno garanta que ele tentou até o último instante demovê-los da ideia e tentar ainda uma última cartada no texto da PEC dos Precatórios.

Mas ele mesmo já tem se sentido cansado do universo de Brasília, em especial após a revelação de sua offshore. O debate perdido sobre o financiamento para o novo programa social teria reforçado esse sentimento de perda de condições de administrar a economia dentro do ideário que ele defende.

Em linhas gerais, a percepção é de que nas áreas de infraestrutura e até mesmo na de privatizações algo foi possível avançar, ainda que muito menos do idealizado.

Mas ele mesmo vinha tratando nos bastidores da questão fiscal e em especial da regra do teto de gastos como uma espécie de “linha vermelha” e “última trincheira” segundo um interlocutor.

Por isso que suas declarações nesta quarta-feira (20) de que se poderia flexibilizar a regra foi vista com certa surpresa e muito mais como um aceno à política com o objetivo de demonstrar disposição de sentar na mesa para negociar do que um recuo em si. A avaliação no seu entorno é de que o recuo fez com que ele perdesse a oportunidade de já deixar o governo com o novo texto da PEC dos Precatórios.

Por isso que agora a leitura na Economia é de que ele deveria utilizar o espaço que terá no Congresso Nacional como um possível último ato. A despeito dessa percepção de seus interlocutores, no Palácio do Planalto a avaliação é a de que ele não deixará o governo.

Caio Junqueira/CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Mussoline Guedes destaca pioneirismo do Piauí no uso de IA em encontro de secretários de comunicação

O coordenador participou do 4º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, em Belém do Pará. O coordenador de Comunicação...

Rafael Fonteles anuncia parceria com a Meta para capacitar jovens em tecnologia e marketing digital

Assinatura do termo de cooperação entre a Meta, Seduc e IFPI, vai ocorreu no dia 25 de abril, durante...

Governador entrega mais de 100 km de rodovias recuperadas e autoriza obras em São Lourenço do Piauí

Rafael Fonteles autorizou obras nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, mobilidade e abastecimento de água. Cumprindo agenda no interior do...

Bolsa Família reduz desigualdades no Brasil, aponta PNAD Contínua do IBGE

Proporção de domicílios com pelo menos um beneficiário do programa chegou ao maior patamar da série histórica, com 19% Pesquisa...
spot_img

MP abre investigação sobre prefeita bolsonarista que jogou livros infantis no lixo

Juliana Maciel (PL) chamou os exemplares de "porcarias" e afirmou que o governo federal os enviou para "induzir crianças...

Anvisa tem maioria para manter proibição de cigarros eletrônicos

Diretores reafirmam a resolução de 2009 e endurecem um pouco mais as regras, como a proibição no Brasil A maioria...
spot_img

Posts Recomendados