Sueli era professora de Direito da UFPI, militante do PSOL e foi candidata a vereadora de Teresina e a governadora do Piauí.
A professora de Direito da Universidade Federal do Piauí, Maria Sueli Rodrigues, faleceu nesta terça-feira (25) aos 58 anos em Teresina. O velório será realizado no Memorial Esperança Garcia, na avenida Miguel Rosa, partir das 19:30h.
Sueli era militante do Partido Socialismo e Liberdade PSOL, feminista negra e defensora de Direitos Humanos e foi candidata a vereadora da capital piauiense nas Eleições de 2020 e candidata a governadora do Piauí em 2018.
A Prefeitura de Teresina lamentou o falecimento da professora e destacou o trabalho de Sueli no meio acadêmico e na política. Em agosto do ano passado, ela foi diagnosticada com a doença do neurônio motor de forma bulbar, a mesma do astrofísico Stephen Hawking.
A Prefeitura de Teresina lamenta o falecimento da professora e advogada Sueli Rodrigues, aos 58 anos na tarde desta terça-feira (26).
Sueli destacou-se não só no meio acadêmico como professora e pesquisadora do Direito, mas também nas causas sociais como militante do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), sigla onde disputou mandato de vereadora de Teresina e governadora do Estado.
O prefeito Dr. Pessoa se solidariza com a família e amigos enlutados, ao tempo em que expressa condolências a todos.
A Universidade Federal do Piauí também lamentou a morte da professora e se solidarizou com familiares, amigos e colegas de curso. Sueli era docente da UFPI há 12 anos.
A Administração Superior da UFPI comunica e lamenta com profundo pesar o falecimento da professora Maria Sueli Rodrigues de Sousa, ocorrido nesta terça-feira (26). A docente fazia parte do quadro da Universidade desde 2010, sendo lotada no Departamento de Ciências Jurídicas.
Maria Sueli Rodrigues de Sousa tinha graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí (1996) e Direito pela Universidade Estadual do Piauí (2003), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (2005), e doutorado em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (2009).
Além de ser professora do Curso de Direito da UFPI, ela também fazia parte do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, do Programa de Pós Graduação em Gestão Pública, do Núcleo de Pesquisa sobre Africanidades e Afrodescendência – IFARADÁ e do Grupo de Pesquisa Direitos humanos e Cidadania – DiHuCi.
Toda a comunidade da UFPI se solidariza com familiares, amigos e colegas de curso em momento de tamanha dor.
O PSOL também publicou uma nota comunicando o falecimento de Sueli e destacando sua trajetória como mulher, advogada, professora e militante do partido.
É com grande pesar que o Partido Socialismo e Liberdade comunica hoje, 26 de julho
de 2022, o falecimento de Maria Sueli Rodrigues de Sousa, integrante da Executiva
Estadual do PSOL PI
Natural da comunidade Saco da Ema, zona rural do município de Francinópolis-PI, Maria Sueli, integrante da Executiva Estadual do Psol PI, ocupou o cargo da Secretaria de Mulheres, também foi candidata ao governo do Estado em 2018, e candidata a vereadora em 2020 na candidatura coletiva Marias na Política.
Era advogada, professora associada do curso de direito da UFPI, doutora em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília, Pós-Doutora pela Universidade Rural do Rio de Janeiro, também foi professora da
UESPI e de escolas privadas de Teresina durante sua trajetória profissional. Coordenou o grupo de pesquisa DIHUCI – Direitos Humanos e Cidadania – UFPI, era membra do Ifaradá – Núcleo de Pesquisa em Africanidades e Afrodescendência – UFPI, fundou o Coletivo Antônia Flor – Assessoria Técnica em Direitos Humanos e foi a primeira presidente da Comissão da
Verdade da Escravidão Negra da OAB PI, integrando também a comissão na OAB Nacional.
Professora Sueli como era carinhosamente chamada pelos amigos e companheiros de militância possui uma longa trajetória junto aos movimentos do campo, comunidades tradicionais, quilombolas, movimento de mulheres e movimento negro e pelos direitos socioambientais. Com forte atuação de litigância estratégica em prol dos direitos
fundamentais de populações vulneráveis e vasta produção acadêmica engajada em torno de tais temas.
Sueli traz consigo o signo de Esperança Garcia, mulher negra piauiense escravizada que ousou em 1770 denunciar violências contra si e sua família, sendo reconhecida pela OAB nacional como a primeira advogada do Brasil. Sueli também traz consigo o signo de Dandara de Palmares, Tereza de Benguela, Francisca Trindade e Marielle Franco.
Intelectual, corajosa, alegre e incansável, nos honrou imensamente com sua presença, ensinamentos, práticas e posturas árduas e inegociáveis em prol da vida e do Bem Viver. Professora Sueli nos deixa inúmeras lições, entre elas “desobedecer enquanto for possível” e “esperançar”.
Nesse momento difícil, enviamos nossa profunda solidariedade, afeto e apoio à família da professora Sueli, suas filhas, neta e demais familiares.
“Sueli mulher guerreira, que não para de lutar, uma mestra verdadeira, mulher que trabalha e sabe sonhar”. Assim te apresentamos como Candidata ao Governo do Piauí em 2018 e hoje choramos a dor da sua partida mas na certeza que você é nossa semente do Bem Viver.
Diretório Estadual do PSOL PI
Diretório Municipal do PSOL Teresina