Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Projeto quer destinar 5% das vagas de emprego a PCDs, reabilitados do INSS e menores aprendizes

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Objetivo do projeto é garantir igualdade de oportunidades e dignidade às pessoas que se enquadram nesse público.

Foi protocolado na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um projeto de lei que visa destinar 5% das vagas de trabalho no estado a pessoas com deficiência, beneficiários reabilitados do INSS e menores aprendizes. O percentual seria obrigatório nos contratos que envolvam mão de obra terceirizada, no âmbito da administração estadual direta e indireta.

Foto: Reprodução/Divulgação

Proposto pelo deputado estadual Franzé Silva (PT), o objetivo do projeto é garantir igualdade de oportunidades e dignidade às pessoas que se enquadram nesse público. “O trabalho é um direito social, mas nós sabemos que, para boa parte dessas pessoas, as oportunidades são bem menores. Então, garantir, por meio do Estado, um percentual de vagas de empregos para elas é assegurar uma igualdade de condições de inserção no mercado de trabalho e, consequentemente, uma melhoria de vida para elas e suas famílias”, explica o deputado.

A distribuição do percentual, de acordo com o documento, seria de 3% das vagas para pessoas com deficiência ou beneficiários reabilitados do INSS, e 2% para menores aprendizes. O percentual deverá constar nos editais de licitação dos órgãos e entidades do Estado. Já na assinatura do contrato, a empresa apresentará o rol de pessoas que prestarão serviços.

Além disso, para assegurar o propósito da destinação das vagas, a pessoa com deficiência ou beneficiária reabilitada do INSS somente poderão ser substituídas por outras que se enquadrem na mesma situação.

Quem teria direito ao percentual de vagas?

  • Reabilitados do INSS: são segurados que passaram pelo programa de reabilitação profissional oferecido pelo instituto. Esse programa tem como objetivo proporcionar ao segurado incapacitado para o trabalho, seja por doença ou acidente, as condições necessárias para que ele possa retornar ao mercado de trabalho em uma nova função ou atividade compatível com suas limitações.
  • PCDs: são indivíduos que possuem impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
  • Menores aprendizes: são jovens, geralmente entre 14 e 24 anos, que participam de programas de aprendizagem profissional com o objetivo de proporcionar formação técnico-profissional metódica. Esses programas são regulamentados pela Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000) no Brasil e visam inserir jovens no mercado de trabalho de forma protegida e com foco na educação e no desenvolvimento de habilidades profissionais.
Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

IBGE anuncia processo seletivo com 9.580 vagas em todo o Brasil; saiba mais

O prazo de duração dos contratos será de um ano, prorrogável por até no máximo três anos. O Instituto Brasileiro...

Golpe do Falso Advogado fez 110 vítimas no Piauí e prejuízo pode chegar a R$ 500 mil

Criminosos se passam por profissionais do Direito para enganar as vítimas com a falsa promessa de liberação de valores...

Incêndio destrói casas, plantações e estrutura no Assentamento Riacho do Mato, zona rural de Jerumenha

Por Gleison Fernandes. Um incêndio de grandes proporções atingiu a localidade Riacho do Mato, zona rural de Jerumenha, entre a...

Prefeito Jesse James acompanha instalação de quebra-molas na PI-218 e anuncia reforço na sinalização urbana

Por Gleison Fernandes. O prefeito de Guadalupe, Jesse James, acompanhou nesta terça-feira (12) o início da instalação de novos redutores...
spot_img

​​Dono da Ultrafarma é preso em operação do MP-SP que investiga esquema de corrupção

Sidney Oliveira e diretor da Fast Shop são alvos de investigação que apura fraudes e propinas superiores a R$...

Natanzinho Lima fará show gratuito na Ponte Estaiada, em Teresina, no dia 16 de agosto

Por Gleison Fernandes. O cantor Natanzinho Lima se apresenta gratuitamente em Teresina no próximo dia 16 de agosto, a partir...
spot_img

Posts Recomendados