Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Prova de vida do INSS só será exigida em 2021

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O INSS não vai bloquear benefícios por falta de prova de vida até janeiro 2021 para os beneficiários que, em condições normais, precisariam ter realizado o recadastramento de senha entre março e novembro ou, ainda, fazer o procedimento em dezembro deste ano.

A prorrogação da liberação da exigência por mais duas competências (novembro e dezembro) deverá ser oficializada nesta segunda-feira (30), data em que estava prevista a retomada dos bloqueios.

A prova de vida do INSS deve ser feita anualmente, na rede bancária, pelo beneficiário que recebe por meio de conta-corrente, poupança ou cartão magnético. Neste ano, porém, devido à pandemia de Covid-19, a exigência está suspensa desde março.

O recadastramento não está proibido. O segurado que quiser ou, eventualmente, for ao banco, poderá fazer a comprovação de que está vivo, segundo o INSS e a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

A Febraban destaca que os bancos mantiveram o atendimento aos beneficiários interessados em renovar suas senhas.

Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander confirmaram que aposentados e pensionistas do INSS podem realizar o procedimento nas agências.

Alguns bancos orientam, porém, que há horário especial para atendimento a aposentados, pensionistas e pessoas do grupo de risco para a Covid. Quem for a uma instituição bancária deve seguir os cuidados recomendados para evitar contágio do coronavírus. Pessoas do grupo de risco devem evitar sair de casa.

Cada banco determina a data da forma mais adequada à sua gestão: existem bancos que utilizam a data do aniversário do beneficiário, outros utilizam a data de aniversário do benefício, assim como há os que convocam o beneficiário na competência que antecede o vencimento da fé de vida.

Quando a exigência for retomada, quem não comprovar que está vivo tem a renda bloqueada. Veja aqui as regras para a comprovação de vida neste ano.

Será preciso comparecer à agência onde recebe o benefício e apresentar um documento de identificação (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros), com foto, para provar que está vivo e ter o pagamento restabelecido.

Algumas instituições financeiras já utilizam a tecnologia de biometria nos terminais de autoatendimento.

Do Folhapress

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Polícia apreende plantação com 130 mil pés de maconha em área de cinco hectares em Cristino Castro

Agentes da Polícia Civil e da Polícia Militar do Piauí localizaram, nesta sexta-feira (18/07), uma plantação de maconha com...

Cruzeta e CFC disputam final da Taça Guadalupe neste domingo, às 16h, no Estádio Júlio César

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A decisão da Taça Guadalupe de Futebol Amador 2025 será disputada neste domingo,...

Justiça obriga Humana Saúde a manter tratamento para autistas no Piauí e impõe multa milionária

Pais de pacientes com transtornos do desenvolvimento denunciaram que a operadora obrigou a transferência dos filhos para centros próprios...

Lula assina Medida Provisória que abre crédito de R$ 3 bi para ressarcir vítimas da fraude no INSS

Mais de 300 mil pessoas já aderiram ao acordo pra receber os valores de volta O presidente Lula assinou uma...
spot_img

Investigação aponta que Jair Bolsonaro financiou operação contra soberania nacional

A informação é de investigadores da Polícia Federal, que decidiu tomar preventivas para evitar uma eventual fuga do ex-presidente. O...

Júlio César reage à fala de Marcelo Castro e reafirma alinhamento do PSD com a base governista

Apesar da fala do deputado, os prefeitos de Barro Duro e Simplício Mendes, ambos do PSD, foram vistos no...
spot_img

Posts Recomendados