Rafael anuncia expansão do Programa Piauí Saúde Digital e mutirão de cirurgias de catarata

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Programa Piauí Saúde Digital é um serviço de teleconsultas e telediagnósticos que tem como objetivo expandir e melhorar a rede de serviços de saúde.

O governador Rafael Fonteles anuncia, nesta segunda-feira (1º), às 11h30, no Palácio de Karnak, a expansão do Programa Piauí Saúde Digital para 222 cidades, o que representa 99,1% do total de municípios. O gestor anuncia, ainda, o maior mutirão de cirurgias de catarata já realizado no Piauí. Até o final de 2024, serão realizadas 28.364 cirurgias e 35.454 consultas, beneficiando pacientes de todos os municípios.

O Programa Piauí Saúde Digital, implementado inicialmente em Piripiri e Lagoa de São Francisco, é um serviço de teleconsultas e telediagnósticos que tem como objetivo expandir e melhorar a rede de serviços de saúde, sobretudo da atenção primária e sua interação com os demais níveis, fortalecendo as redes de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde a sua implantação em março do ano passado, o Piauí Saúde Digital já realizou 36.308 atendimentos, sendo 11.417 consultas e 24.891 exames.

O programa é uma iniciativa inédita no país e usada como modelo pelo Ministério da Saúde e outros estados por conta do uso da telemedicina e de outras tecnologias digitais para superar barreiras socioeconômicas, culturais e geográficas, e garantir o acesso à saúde de qualidade. Dentre os serviços disponibilizados estão consultas com médico clínico-geral disponíveis durante 24 horas nos sete dias da semana. Também são ofertados atendimentos em diversas especialidades, como dermatologia, ginecologia, cardiologia, psiquiatria, endocrinologia, pediatria, neurologia, nutricionista e psicologia.

Mutirão de cirurgias de catarata

No mesmo dia, o governador Rafael Fonteles anuncia o maior mutirão de cirurgias de catarata já realizado no Piauí. Até o final de 2024, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizará 28.364 cirurgias e 35.454 consultas, contemplando os 224 municípios.

A catarata é uma lesão que acomete os olhos, deixando a visão do paciente opaca. É causada principalmente em decorrência da idade e o tratamento se dá por meio de procedimento cirúrgico, no qual o cristalino opaco é removido e em seu lugar é colocada uma lente intraocular, devolvendo a visão com nitidez.

As cirurgias e consultas serão realizadas nos hospitais da rede pública estadual e seguem cronograma de cada região de saúde. Todos os procedimentos já foram aprovados em Comissão Intergestora Bipartite (CIB).

Pacientes da região de Corrente e Bom Jesus (território Chapada das Mangabeiras) foram os primeiros beneficiados com o mutirão. As triagens ocorreram no início de março e as cirurgias foram realizadas nos hospitais João Pacheco Cavalcante e Manoel de Sousa Santos entre 13 e 21 de março, beneficiando 1.700 pacientes de todos os municípios do território de saúde da região.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Novos pontos de descanso em rodoviárias federais para motorista estão previstas em 2025

A portaria que cria a política pública foi publicado no diário oficial na sexta (19). Novos pontos de descanso para...

Pré-candidata a prefeita de Landri Sales destaca origem política e projetos em entrevista exclusiva à Rádio Cidade Luz

Adriana Sá destacou sua origem política, projetos para Landri Sales e comentou sobre o rompimento do atual prefeito com...

Mussoline Guedes destaca pioneirismo do Piauí no uso de IA em encontro de secretários de comunicação

O coordenador participou do 4º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, em Belém do Pará. O coordenador de Comunicação...

Rafael Fonteles anuncia parceria com a Meta para capacitar jovens em tecnologia e marketing digital

Assinatura do termo de cooperação entre a Meta, Seduc e IFPI, vai ocorreu no dia 25 de abril, durante...
spot_img

Governador entrega mais de 100 km de rodovias recuperadas e autoriza obras em São Lourenço do Piauí

Rafael Fonteles autorizou obras nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, mobilidade e abastecimento de água. Cumprindo agenda no interior do...

Bolsa Família reduz desigualdades no Brasil, aponta PNAD Contínua do IBGE

Proporção de domicílios com pelo menos um beneficiário do programa chegou ao maior patamar da série histórica, com 19% Pesquisa...
spot_img

Posts Recomendados