Governador destaca que ensino vai dar mais oportunidade aos jovens, num mundo cada vez mais tecnológico.
O Governador Rafael Fonteles recebeu, nesta quinta-feira (22/08), em seu gabinete, Whindersson Nunes e os sócios da startup Tron Robótica Educativa para discutir uma nova iniciativa educacional no Piauí. A parceria entre o governo estadual e a Tron garantirá que cerca de 15 mil estudantes do ensino médio da rede pública piauiense tenham acesso a cursos de tecnologia e robótica a partir de outubro.
O anúncio foi feito no Palácio de Karnak durante uma reunião com o secretário da Educação, Washington Bandeira, e os sócios da Tron Robótica Educativa. A Tron, que é reconhecida nacionalmente no ensino de robótica, irá capacitar os professores da rede estadual para que o método seja efetivamente repassado aos alunos.
“A Tron Robótica Educativa hoje é uma referência em educação para a robótica e tecnologia e vai revolucionar ainda mais o ensino dos nossos jovens piauienses”, afirmou o governador Rafael Fonteles. As aulas abrangerão áreas como robótica, matemática, física, programação, inteligência artificial, e cultura maker, com início previsto para novembro.
Washington Bandeira destacou que, além das aulas, os alunos poderão desenvolver projetos próprios de robótica e participarão de competições semestrais, com a primeira prevista para o final de 2024, no formato do Seduckathon, torneio de programação realizado anteriormente.
O comediante e sócio da Tron, Whindersson Nunes, ressaltou a importância do contato precoce com a tecnologia, citando sua própria experiência pessoal. “Quanto mais cedo o estudante tiver acesso à tecnologia, mais oportunidades terá”, afirmou Nunes.
Fonteles também sugeriu que as prefeituras municipais adotem a robótica no ensino fundamental, ressaltando que a integração da cultura maker com a tecnologia da informação pode gerar inovação e novas oportunidades para crianças e jovens.
A parceria entre a Tron e a Secretaria de Educação do Piauí inclui a capacitação de mais de 100 professores e abrange uma série de áreas curriculares, como programação, robótica, inteligência artificial aplicada, e desenvolvimento de sistemas e aplicativos.