Rafael Fonteles rebate Romeu Zema e vê na fala do mineiro uma tentativa de dividir o país

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Para o governador do Piauí, Zema “revela-se o maior inimigo da federação brasileira”.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles PT), criticou a fala do governador de Minas, Romeu Zema (Novo), que na defesa de um protagonismo para os Estados do Sul e Sudeste do país, propõe na ação de um consórcio interestadual uma postura de confronto com o Nordeste – que ele percebe favorecido por incentivos a ações do governo federal. Zema fez a declaração em entrevista veiculada sábado no jornal O Estado de São Paulo.

Em postagem na rede social Twitter (agora X), Rafael Fonteles diz que o colega mineiro se mostra um adversário da federação “no momento em que o nosso país mais precisa de união”, acrescendo que “quem apostar contra a união do povo brasileiro vai perder”.

Foto: CCOM Piauí/Divulgação

Na sua entrevista ao Estadão, Romeu Zema contabiliza o poderia econômico e político das regiões Sul e Sudeste, sob forma do Cossud (Consórcio Sul-Sudeste), presidido pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD):

“Temos 256 deputados – metade da Câmara – 70% da economia e 56% da população do País. Não é pouco, nê? Já decidimos que, além do protagonismo econômico que temos nós queremos – que é o que nunca tivemos – que é protagonismo político”, contabiliza Romeu Zema, que desde a entrevista sem sido alvo de críticas por adversários de esquerda, que enxergam na fala dele uma proposta de divisão do país.

O senador petista Humberto Costa, por exemplo, enxerga “ignorância e preconceito” na fala de Zema, afirmando que estes são “atributos seus muito conhecidos, mas que não deixam de envergonhar toda vez que vêm a público”.

O governador do Piauí, segundo uma fonte ouvida pelo AZ, compartilha das críticas de políticos de esquerda a Zema, lembrando que o governador mineiro parece esquecer que parte de Minas Gerais (o norte mineiro e Vale do Jequitinhonha) está mais ligada ao Nordeste que ao Sudeste, tanto que faz parte da Sudene.

Outro ponto da fala de Zema que é considerada erro histórico pelo governador do Piauí, segundo a mesma fonte, é que a região em períodos importantes como a Revolução de 1930, uniu-se tanto a Minas Gerais quanto ao Rio Grande do Sul no processo que resultou no governo de Getúlio Vargas (1930-1945).

Do Portal AZ

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Ciro Nogueira destaca investimentos em saúde e obras estruturantes para o Piauí

Parlamentar reforça apoio financeiro a municípios para fortalecer a atenção básica e melhorar a qualidade de vida da população...

Jovem é acusado de agredir o cão Orelha

Um jovem foi apontado como agressor de Orelha e quatro na tentativa de afogamento do cão Caramelo. Orelha morreu...

Novos pedidos de CNH quadruplicam em janeiro, mostra Senatran

Cerca de 300 mil documentos foram emitidos desde mudança em sistema O número de novos pedidos de Carteira Nacional de...

Beber água com chia para emagrecer vira moda no TikTok; entenda se funciona

As sementes de chia são ricas em fibras e formam uma espécie de gel no estômago, o que retarda...
spot_img

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 144 milhões

Apostadores não acertaram as seis dezenas do concurso 2.968 O prêmio do concurso 2.968 da Mega-Sena acumulou nesta terça-feira (3). A...

Adolescente de 15 anos é detido com 31 tabletes de cocaína e 750 munições em Simplício Mendes

Um adolescente de 15 anos foi apreendido na manhã desta terça-feira (3) com 31 tabletes de cocaína, um invólucro...
spot_img

Posts Recomendados