Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Rafael Fonteles sanciona lei para proteção animal e controle de reprodução de cães e gatos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A legislação prevê ações de proteção e sanitárias, como a identificação e o registro dos animais, esterilização cirúrgica e campanhas educativas voltadas à conscientização da população.

O governador Rafael Fonteles sancionou, em 4 de fevereiro de 2025, a Lei nº 8.598, que estabelece medidas de proteção e defesa dos animais, além de regulamentar o controle de reprodução de cães e gatos no estado do Piauí. A legislação prevê ações de proteção e sanitárias, como a identificação e o registro dos animais, esterilização cirúrgica e campanhas educativas voltadas à conscientização da população.

Foto: Eriklam / iStock

Está proibida a eliminação de cães e gatos pelos órgãos de controle de zoonoses, canis e estabelecimentos similares, salvo em casos de eutanásia, que será permitida apenas em situações de doenças graves, enfermidades infectocontagiosas incuráveis ou outras condições que representem risco à saúde humana ou de outros animais. A eutanásia deverá ser sempre acompanhada de laudo técnico assinado pelo responsável do órgão ou estabelecimento competente.

De acordo com a nova lei, caso o animal recolhido não se enquadre nas situações que autorizam a eutanásia, ele ficará disponível para o proprietário ou cuidador por um período de 72 horas, durante o qual será esterilizado. Após esse prazo, o animal não resgatado será encaminhado para adoção, com registro e identificação, podendo ser entregue a entidades de proteção animal ou a indivíduos, mediante assinatura de termo de responsabilidade.

Cães de rua que apresentem histórico de mordedura comprovado por laudo médico serão inseridos em um programa especial de adoção, com critérios diferenciados. O adotante deverá assinar um termo de compromisso, no qual se obriga a cumprir as normas legais para cães agressivos, garantindo que o animal seja mantido em local seguro e em condições que favoreçam sua ressocialização.

A lei também proíbe o abandono de animais em áreas públicas ou privadas. Caso o proprietário não possa mais manter o animal, ele deverá encaminhá-lo ao Serviço Médico Veterinário e de Controle de Zoonoses ou a outra instituição especializada na proteção e adoção de animais.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Alexandre de Moraes determina “prisão imediata” de Fernando Collor de Mello

Ex-presidente foi condenado pela Corte a 8 anos e 10 meses de prisão por participação em um esquema de...

Sala do Empreendedor de Guadalupe atinge nível máximo de excelência e recebe Selo Diamante 2024 do SEBRAE

Por Gleison Fernandes. A Sala do Empreendedor de Guadalupe alcançou um feito inédito ao conquistar o Selo Diamante 2024, a...

Chuvas intensas devem persistir no Piauí até o fim de abril, alerta Semarh

Entre os dias 26 e 28 de abril, espera-se um volume de precipitação entre 50 e 100 milímetros nas...

Após ser acusado de agredir esposa, médico Lasaro Laignier é encontrado morto em Barão de Grajaú

Mais cedo, ele havia sido denunciado pelo jornalista Wellington Raulino por agredir e ameaçar a própria esposa. O médico cirurgião...
spot_img

Agespisa anuncia início de operação da Águas do Piauí em 33 cidades; adesão ao PDV chegou a 70%

Prestes a encerrar o prazo de transição da Empresa de Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa) para a Águas...

Bebê morre após comer açaí supostamente envenenado; prima segue internada na UTI

Uma bebê de oito meses morreu e uma mulher está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) após consumirem um...
spot_img

Posts Recomendados