A operação de credito será feita junto à Caixa Econômica Federal (CEF), com a garantia da União.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), encaminhou à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) o Projeto de Lei n° 46/2024, solicitando autorização para contratar um empréstimo de R$ 100 milhões. A operação de credito será feita junto à Caixa Econômica Federal (CEF), com a garantia da União.
Conforme a proposta, os valores serão destinados para investimentos no metrô de Teresina, com a aquisição de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) e obras de expansão da linha férrea na zona Sudeste da capital piauiense.
O projeto também foi selecionado no Novo Programa de Aceleração e Crescimento (PAC), do Ministério das Cidades. Segundo o Governo do Estado, a medida possibilitará um incremento de 4 mil novos usuários por dia.
A Companhia Ferroviária e Logística do Piauí (CFLP) será o órgão do estado responsável pela execução do programa de renovação de frota.
“É evidente que a operação solicitada promove, de maneira democrática, a união dos setores de mobilidade e social. No âmbito econômico, ela viabiliza a utilização do transporte público pela população de baixa renda”, argumentou o governador.