Refrigerante ‘zero’ prejudica a capacidade do fígado de desintoxicar

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Adoçantes artificiais usados nesses produtos podem inibir proteínas no fígado responsáveis pelo processo de desintoxicação e pelo metabolismo de medicamentos.

Refrigerante ‘zero’: bebida pode prejudicar a capacidade do fígado de desintoxicar; entenda
Refrigerantes zero e outros produtos com adoçantes artificiais podem prejudicar a capacidade do fígado de desintoxicar e até mesmo processar certos medicamentos.

A conclusão é de um estudo feito por Pesquisadores do Medical College of Wisconsin, nos Estados Unidos, apresentado na Reunião de Biologia Experimental 2022 realizada pela Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia Molecular esta semana na Filadélfia, Pensilvânia.

Imagem: iStock

A equipe conduziu o estudo em ambiente de laboratório, onde testou o impacto de dois adoçantes artificiais – o acessulfame de potássio ou acessulfame-K, e a sucralose – teriam nas células do fígado.

Os resultados mostraram que ambos inibiram o trabalho da glicoproteína P (P-gp), que ajuda a limpar o corpo de toxinas. Ela também ajuda o corpo a processar medicamentos, pois as proteínas afetam a maneira como o fígado metaboliza os medicamentos.

“Observamos que os adoçantes afetaram a atividade da P-gp nas células do fígado em concentrações esperadas pelo consumo de alimentos e bebidas comuns, muito abaixo dos limites máximos recomendados pela FDA [agência que regula medicamentos e alimentos nos EUA]”, disse Stephanie Olivier Van Stichelen, que liderou a equipe de pesquisa.

Apesar dos resultados, os cientistas alertam que os dados ainda são preliminares e, portanto, são necessários mais estudos para saber se esse efeito também acontece dentro do corpo humano.

Mesmo assim, ele serve de alerta para quem consome produtos com essas sustâncias em grande quantidade. Em especial para as pessoas que optam por esses produtos acreditando que eles sejam mais saudáveis que outros alimentos que contém açúcar.

Esse não é o primeiro estudo que associa o consumo de adoçantes a problemas de saúde. Eles já foram ligados a mudanças significativas no microbioma intestinal, o que pode causar inflamação crônica, e até mesmo a infertilidade. Há também laços mais instáveis entre o produto artificial e alterações no funcionamento do cérebro.

Acredita-se que o mais perigoso dos adoçantes seja o acessulfame-K seja um dos mais prejudiciais.

Por

Agência O Globo

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Júlio César destaca união do agro durante posse da nova diretoria da CNA em Brasília; veja o vídeo

O parlamentar e o superintendente do Senar Piauí, Diego Paz, participaram do evento na sede da entidade, na capital...

Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe

Votação ocorreu na madrugada, horas após tumulto no plenário com deputado Glauber Braga, do PSOL. Proposta será enviada para...

Deputados aprovam pedido de empréstimo de US$ 600 milhões do Governo do Piauí

Segundo a justificativa do Executivo, o valor será utilizado na reestruturação da dívida estadual. A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)...

Sala do Empreendedor de Jerumenha é certificada com Selo Ouro pelo SEBRAE

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Sala do Empreendedor de Jerumenha foi certificada com o Selo Ouro de...
spot_img

Veículos com mais de 20 anos de uso não vão pagar mais IPVA

Emenda constitucional foi promulgada nesta terça-feira O Congresso Nacional promulgou hoje (9) a Emenda Constitucional 137/25 que isenta veículos com...

Como o refrigerante sem açúcar pode prejudicar sua Dieta e metabolismo

Pesquisa associa consumo de bebidas adoçadas artificialmente à esteatose hepática; especialista explica como a 'compensação calórica' atrapalha a perda...
spot_img

Posts Recomendados