Primeira edição do programa neste ano oferece 67 mil vagas para financiar cursos de graduação em instituições privadas
O resultado do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao primeiro semestre de 2025, será divulgado nesta terça-feira, 18. Ao Terra, o Ministério da Educação (MEC) informou que não tem horário definido para a liberação do resultado.
Para saber se foi aprovado, o candidato deverá acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Os estudantes pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção para complementar sua inscrição entre os dias 19 e 21 de fevereiro.

Os participantes que não foram pré-selecionados participarão automaticamente da lista de espera para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. A convocação da lista de espera acontecerá entre os dias 25 de fevereiro a 9 de abril.
Para a primeira edição do Fies 2025, o MEC ofertou 67 mil novas vagas. As inscrições aconteceram entre os dias 4 e 7 de fevereiro. Ao todo, o programa recebeu a inscrição de 198.579 pessoas. O total de inscritos somente nas vagas para quem atende aos critérios do Fies Social foi de 43.364.
O que é o Fies?
O Fies é um programa do MEC que possibilita o financiamento da graduação de estudantes em universidades particulares do Brasil.
O processo seletivo é destinado aos estudantes que não têm condições financeiras para pagar as mensalidades de uma graduação em universidade privada. Como se trata de um empréstimo, ao concluir o curso, o estudante beneficiário terá de pagar a dívida.
O Fies Social reserva 50% das vagas para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) em situação de ativos.
Neste ano, serão ofertadas mais de 112 mil vagas, em dois processos seletivos: um no primeiro semestre e outro no segundo semestre.
Cronograma do Fies 2025
- Inscrições: 4 a 7 de fevereiro;
- Resultado: 18 de fevereiro;
- Complementação da inscrição: 19 a 21 de fevereiro;
- Início da convocação da lista de espera do Fies: 25 de fevereiro.
Redação Terra