Por Gleison Fernandes – Jornalismo da UCA.
Na manhã desta terça-feira (18), a secretária municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social de Guadalupe, Bruna Costa, participou do primeiro encontro de gestores da Assistência Social do Piauí e da solenidade de posse da nova Diretoria do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS-PI).
O evento, realizado na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM), reuniu representantes de diversos municípios e contou com a presença da assessora técnica de Assistência Social de Guadalupe, Daniele de Sá.

Durante o encontro, a Secretaria de Assistência Social de Guadalupe oficializou sua filiação ao COEGEMAS-PI, reforçando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Esse momento é de grande importância para nossa secretaria, pois a filiação ao colegiado nos permite ampliar o diálogo, fortalecer políticas públicas e garantir mais suporte para os serviços prestados em Guadalupe. Contamos com o apoio do prefeito Jesse James, que tem sido um grande parceiro na valorização da Assistência Social, sempre buscando melhorias e investimentos para ampliar o atendimento à população que mais precisa”, destacou Bruna Costa.

O novo presidente do COEGEMAS-PI, Valdey da Silva, secretário de Assistência Social de Caridade do Piauí, ressaltou o compromisso da nova diretoria em representar os 224 municípios piauienses e apoiar os gestores no desenvolvimento da política de assistência social. “Assumimos esse compromisso com a responsabilidade de contribuir para o fortalecimento do SUAS, orientando e colaborando com os municípios, principalmente com os novos gestores que estão chegando”, afirmou.
A vice-presidente do colegiado, Irlen Joyce, também enfatizou a relevância do trabalho desenvolvido pelo COEGEMAS-PI, destacando a continuidade das ações em defesa da assistência social. Além disso, o ex-presidente do colegiado, Juca Cavalcante, reforçou a necessidade de valorização dos profissionais do setor, como os que atuam no CRAS e CREAS, essenciais para a inclusão social.
Entre as propostas da nova diretoria para a gestão 2025-2026, estão a realização da 2ª edição do Prêmio Gestor Municipal de Assistência Social, campanhas para ampliar a adesão dos municípios ao colegiado, incentivo à valorização dos profissionais do SUAS e a promoção de encontros territoriais para debater as demandas locais.
Confira as imagens


