Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Rússia reivindica controle de Mariupol; Ucrânia não confirma

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Fábrica onde estão combatentes ucranianos não foi atacada por ordem de Putin.

O governo russo diz ter tomado a cidade ucraniana de Mariupol nesta quinta-feira (21). A Ucrânia ainda não se manifestou a repeito da possivel perda da cidade portuária. A informação foi divulgada pela TV estatal.

Sergei Shoigu, ministro da Defesa russo, disse que Putin ordenou que a fábrica onde se mantém cerca de 2.000 soldados ucranianos rendidos fosse poupada. Outros 1.500 combatentes ucranianos se renderam, de acordo com o governo russo.

Segundo Shoigu, os soldados que se mantém escondidos estão nos subterrâneos da fábrica Azovstal – que tem 6 km² e muitos túneis e galpões e “estão cercados e o perímetro da siderúrgica está bloqueado com segurança”.

A vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk, exigiu que os russos liberem urgentemente, por meio de corredores humanitários, a saída de civis e soldados feridos da usina. Ela não confirmou que a cidade portuária caiu e está em poder dos invasores.

“Há cerca de 1.000 civis e 500 soldados feridos lá. Todos eles precisam ser retirados de Azovstal hoje”, disse Vereshchuk em um post em rede social.

Ontem, a vice-primeira-ministra chegou a declarar que o corredor para retirar civis de Mariupol “não funcionou” e acusou as tropas russas de violar o cessar-fogo e bloquear os veículos.

“Infelizmente, o corredor humanitário de Mariupol não funcionou hoje como havíamos previsto”, disse Vereschuck, que já havia anunciado um acordo “preliminar” com a Rússia para estabelecer um corredor humanitário na cidade portuária.

A Ucrânia ofereceu à Rússia uma “sessão especial de negociações” em Mariupol, cidade portuária sitiada no Mar de Azov, informou Mykhailo Podolyak, conselheiro do presidente Volodymyr Zelensky e um dos negociadores, nesta quarta-feira (20).

“Estamos prontos para realizar uma sessão especial de negociações em Mariupol. Para salvar nossos jovens, o batalhão Azov, os soldados, os civis, as crianças, os vivos e os feridos. Todos”, escreveu ele em sua conta no Twitter.

No sábado (16), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que uma eventual “destruição” das forças de defesa de Mariupol provocaria o fim das negociações com a Rússia.

Com informações do IG

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Carlo Ancelotti enfim fala sobre acerto com a seleção brasileira

Técnico italiano assume direção da canarinho no dia 26 de maio O italiano Carlo Ancelotti, atual técnico do Real Madrid,...

INSS notifica nesta terça através do aplicativo, os aposentados que tiveram descontos indevidos

A mensagem será enviada pelo app Meu INSS a 9 milhões de beneficiários, que devem indicar se autorizaram ou...

Policia Federal deflagra 5ª fase de operação que investiga venda de sentenças no STJ

Apurações identificaram rede de lavagem de dinheiro para dissimular supostas propinas e desvincular o ‘agente corruptor e o servidor...

Desabastecimento de gás de cozinha no Piauí preocupa distribuidoras do produto no estado

O risco de desabastecimento de gás de cozinha no Piauí preocupa os revendedores do produto no estado. Em entrevista...
spot_img

“Quem trafica drogas pode se mudar de Guadalupe”, alerta o capitão César Augusto

“Quem estiver envolvido com esse crime pode se mudar de Guadalupe, pois iremos nos empenhar firmemente para combatê-lo”, declarou...

Vereadores de Guadalupe discutem segurança e trânsito com comando da Polícia Militar

“A Câmara atuará com total apoio às ações da Polícia Militar e está disposta a ser parceira em prol...
spot_img

Posts Recomendados