Rússia reivindica controle de Mariupol; Ucrânia não confirma

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Fábrica onde estão combatentes ucranianos não foi atacada por ordem de Putin.

O governo russo diz ter tomado a cidade ucraniana de Mariupol nesta quinta-feira (21). A Ucrânia ainda não se manifestou a repeito da possivel perda da cidade portuária. A informação foi divulgada pela TV estatal.

Sergei Shoigu, ministro da Defesa russo, disse que Putin ordenou que a fábrica onde se mantém cerca de 2.000 soldados ucranianos rendidos fosse poupada. Outros 1.500 combatentes ucranianos se renderam, de acordo com o governo russo.

Segundo Shoigu, os soldados que se mantém escondidos estão nos subterrâneos da fábrica Azovstal – que tem 6 km² e muitos túneis e galpões e “estão cercados e o perímetro da siderúrgica está bloqueado com segurança”.

A vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk, exigiu que os russos liberem urgentemente, por meio de corredores humanitários, a saída de civis e soldados feridos da usina. Ela não confirmou que a cidade portuária caiu e está em poder dos invasores.

“Há cerca de 1.000 civis e 500 soldados feridos lá. Todos eles precisam ser retirados de Azovstal hoje”, disse Vereshchuk em um post em rede social.

Ontem, a vice-primeira-ministra chegou a declarar que o corredor para retirar civis de Mariupol “não funcionou” e acusou as tropas russas de violar o cessar-fogo e bloquear os veículos.

“Infelizmente, o corredor humanitário de Mariupol não funcionou hoje como havíamos previsto”, disse Vereschuck, que já havia anunciado um acordo “preliminar” com a Rússia para estabelecer um corredor humanitário na cidade portuária.

A Ucrânia ofereceu à Rússia uma “sessão especial de negociações” em Mariupol, cidade portuária sitiada no Mar de Azov, informou Mykhailo Podolyak, conselheiro do presidente Volodymyr Zelensky e um dos negociadores, nesta quarta-feira (20).

“Estamos prontos para realizar uma sessão especial de negociações em Mariupol. Para salvar nossos jovens, o batalhão Azov, os soldados, os civis, as crianças, os vivos e os feridos. Todos”, escreveu ele em sua conta no Twitter.

No sábado (16), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que uma eventual “destruição” das forças de defesa de Mariupol provocaria o fim das negociações com a Rússia.

Com informações do IG

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Governador visita obras e autoriza reforma de escola e implantação do Piauí Saúde Digital em Capitão Gervásio Oliveira

No município, além de autorizar novas melhorias, Rafael Fonteles visitou serviços em andamento. O governador Rafael Fonteles esteve no município...

Lula garante recursos para o Rio Grande do Sul, atingido por temporais

Presidente se reuniu com governador do estado, Eduardo Leite O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (2),...

Governador do RS ” do estado

Eduardo Leite pede ajuda e que população deixe áreas de risco O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite,...

Governador inaugura obras em seis municípios do sudeste piauiense nesta quinta (2)

Rafael Fonteles irá cumprir agenda em Capitão Gervásio de Oliveira, Campo Alegre do Fidalgo, São Francisco de Assis, Lagoa...
spot_img

Fábio Novo aposta em crescimento nas pesquisas numa eleição com tendência de polarização

Pré-candidato do PT à Prefeitura de Teresina participou do lançamento da candidatura de Fernando Lima a vereador. O pré-candidato à...

Prefeitura de Floriano promove abertura do projeto ‘Cine Social para Todos’ na praça da Bandeira 

Rafaela Barros, secretária da SEMDAS, disse que a ideia é reunir as famílias e oferecer um momento de integração...
spot_img

Posts Recomendados