Saiba quais serão os países mais afetados pela taxa sobre aço nos EUA

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Cerca de 25% do aço e pelo menos metade do alumínio utilizados no país são importados.

O anúncio de que os Estados Unidos aumentarão em 25% as tarifas sobre todas as importações de aço e alumínio tem gerado preocupação em diversos países ao redor do mundo. Isso porque cerca de 25% do aço e pelo menos metade do alumínio utilizados no país são importados.

Entre os fornecedores está o Brasil, que foi o segundo maior fornecedor de aço para os EUA em 2024, de acordo com dados do Departamento de Comércio americano.

© Michael Reynolds/ EPA/EFE

Se concretizada, a tarifa poderá impactar significativamente os fornecedores brasileiros. Em 2023, os EUA compraram 18% de todas as exportações brasileiras de ferro fundido, ferro ou aço, segundo o governo brasileiro.

Além do Brasil, países vizinhos aos EUA também são grandes fornecedores de aço e alumínio, assim como aliados próximos na Ásia e na Europa. É o caso do Japão, Coreia do Sul e Alemanha.

Confira nas imagens abaixo os países que mais exportam aço e alumínio para os EUA:

Embora a China seja a maior produtora e exportadora de aço do mundo, muito pouco é enviado para os Estados Unidos. Especialistas apontam que as tarifas de 25% impostas em 2018 deixaram a maior parte do aço chinês fora do mercado.

No ano passado, a China exportou 508 mil toneladas líquidas de aço para os EUA, representando apenas 1,8% do total das importações de aço americanas.

No caso do alumínio, o vizinho Canadá é, de longe, o maior fornecedor. No ano passado, as importações canadenses totalizaram 3,2 milhões de toneladas, o dobro das importações dos nove países seguintes combinados.

As próximas maiores fontes de importações são os Emirados Árabes Unidos e a China, com 347.034 e 222.872 toneladas métricas, respectivamente.

A medida anunciada por Donald Trump representa uma grande escalada em sua reforma de política comercial, além das taxas já existentes sobre esses metais.

Brasil tem ficado fora do tarifaço de Trump até aqui

Desde o início de seu novo mandato, Donald Trump anunciou tarifas sobre produtos de outros países para os Estados Unidos. Os primeiros alvos foram Canadá, México e China. Além desses, Trump prometeu mirar a União Europeia.

O Brasil, que representa 1,3% das importações americanas, ficou fora da primeira rodada de tarifas.

Especialistas já alertavam que o país poderia ser afetado por medidas em setores específicos, como o aço.

“Há muita pressão de diversos setores, especialmente o siderúrgico, que produz um dos principais produtos importados pelos EUA”, disse Lia Valls, pesquisadora do Instituto Brasileiro de Economia da FGV e professora da UFRJ, ao g1.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

TCE-PI arquiva processo e Edmundo afirma que decisão confirma regularidade de sua gestão na Câmara de Marcos Parente

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) decidiu arquivar o processo TC/011994/2025, que investigava pagamentos feitos pela...

Esposa do cantor sertanejo Henrique, da dupla Henrique & Juliano, é presa nos EUA após fugir de abordagem policial

Empresária brasileira Amanda Vasconcelos, esposa de Henrique, da dupla com Juliano, foi detida na Flórida e responde a acusações...

Piauí inicia 2026 com alto número de casos de maus-tratos a animais

Os crimes de maus-tratos a animais continuam em patamar elevado no Piauí e já somam 61 boletins de ocorrência...

Prouni divulga aprovados em primeira chamada

Brasileiros sem diploma de nível superior integram público-alvo O Programa Universidade Para Todos (Prouni) divulgou, na madrugada desta terça-feira (3),...
spot_img

Camilo Santana anuncia novo campus do IFPI em Luzilândia e amplia expansão da educação federal no Piauí

O ministro da Educação Camilo Santana anunciou, na tarde desta segunda-feira (2), a implantação de um novo campus do...

Deputado Marcus Kalume destaca conquista do curso de Medicina para Floriano

Parceria entre direção do campus, ministérios e parlamentares viabiliza a implantação do curso que fortalecerá a formação e a...
spot_img

Posts Recomendados