Saiba que governadores e prefeitos devem deixar os cargos para disputar as eleições 2022

-

Mandatários têm até este sábado (2) para cumprir regra e ficar em condições de concorrer a outro cargo em outubro.

Ao menos seis governadores e três prefeitos de capitais devem deixar os cargos com a intenção de disputar cargos nas eleições deste ano.

Quem exerce cargo público e pretende disputar outro posto em 2022 tem até este sábado (2) para cumprir a regra eleitoral e abandonar as funções.

Agora ex-governadores João Doria e Eduardo Leite – Foto: divulgação

Em São Paulo, João Doria (PSDB) deixou o comando do estado para tentar ser candidato a presidente. Ele venceu as prévias do partido em novembro, mas a formalização da candidatura ainda depende de negociações com outros partidos. O baixo desempenho nas pesquisas de intenção de voto é um aspecto desfavorável ao tucano.

O vice Rodrigo Garcia (PSDB) assume o governo paulista e deve ser candidato à reeleição.

Derrotado nas prévias do PSDB, Eduardo Leite deixou a função de governador do Rio Grande do Sul ainda sem definir a que cargo irá concorrer. Quem assume o comando do estado é o vice Ranolfo Vieira Júnior (PSDB).

Quatro governadores devem deixam os cargos no Nordeste

Renan Filho (MDB) deixa o governo de Alagoas para disputar o Senado. Como seu vice-governador, Luciano Barbosa (MDB), elegeu-se prefeito de Arapiraca (AL) nas eleições municipais de 2020, haverá eleição indireta na Assembleia Legislativa do estado para escolher um governador que ficará no cargo até o fim do ano.

Camilo Santana (PT) sai do governo do Ceará para disputar uma vaga no Senado. Quem assume o comando do estado é a vice-governadora Izolda Cela (PDT).

No Maranhão, Flávio Dino (PSB) também deixa de ser governador para concorrer ao Senado. Quem assume é o vice-governador Carlos Brandão (PSB).

Wellington Dias (PT), governador do Piauí, é outro que deixa o cargo para tentar uma vaga no Senado. Quem assume a administração estadual é a vice-governadora Regina Souza (PT).

Ainda no Nordeste, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), também pode sair do posto para concorrer ao Senado. Caso renuncie, quem assume é a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB).

Prefeitos na corrida eleitoral

Pelo menos três prefeitos de capitais também decidiram sair dos cargos para poder concorrer no pleito de outubro.

Alexandre Kalil (PSD) renunciou à prefeitura de Belo Horizonte em 25 de março para concorrer ao governo do estado. O vice-prefeito Fuad Noman (PSD) assumiu o comando da capital mineira.

Gean Loureiro (União Brasil) deixou na quinta-feira (31) a prefeitura de Florianópolis e deve disputar o governo do estado. Quem assume o comando da capital catarinense é o vice-prefeito Topázio Neto (sem partido).

Marquinhos Trad (PSD) deixa a prefeitura de Campo Grande e deve disputar o governo do estado. Quem assume a gestão do município é a vice-prefeita Adriane Lopes (Patriota).

Outros três prefeitos também podem deixar os cargos até este sábado.

Emanuel Pinheiro (MDB), prefeito de Cuiabá, é apontado como possível candidato ao governo do Mato Grosso.

Lorenzo Pazolini (Republicanos) avalia a possibilidade de deixar a prefeitura de Vitória. E Cinthia Ribeiro (PSB) estuda a opção de deixar a prefeitura de Palmas.

Prazos do calendário

A regra eleitoral tenta evitar que servidores se utilizem de seus cargos para influenciar econômica ou politicamente o pleito. Caso o político não se afaste devidamente de seu posto, ele é considerado inelegível.

Outro prazo importante do calendário eleitoral termina nesta sexta-feira (1º): é o da janela partidária, período em que os políticos podem trocar de partido.

Debate

A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.

Gabriela GhiraldelliSalma Freuada CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Posts Recentes

Ministério Público aciona Justiça para obrigar prefeito Sílvio Mendes a nomear aprovados em concurso

O Ministério Público do Estado do Piauí ingressou com ação civil pública, dia 19 de junho, contra o prefeito de Teresina, Sílvio...

No STF, negociação avança para Piauí ser indenizado em R$ 3,5 bilhões por Cepisa

Em audiência de conciliação conduzida pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), a União, a Axia Energia...

Messi se torna o maior artilheiro em Copas do Mundo após jogo contra a Áustria

Com os dois que marcou, chegou a 18, assumindo também a artilharia da Copa deste ano, com quatro gols. Lionel...

MDS fortalece atendimento à população em situação de rua com ampliação do Programa Cozinha Solidária

Em 2026, recursos de R$ 41 milhões devem apoiar cerca de 590 cozinhas em todo o Brasil O ministro do...

Revitalização da Beira Rio lidera pacote de R$ 115 milhões em obras do Governo do Estado em Floriano

Governo do Piauí vem realizando um volume significativo de investimentos em infraestrutura, saúde, educação e mobilidade urbana na Princesa...

Guadalupe conquista selo ‘Carimba que é Top Dourado’ e avança no Selo UNICEF 2025-2028

O município de Guadalupe está entre as 175 cidades piauienses reconhecidas com o selo “Carimba que é Top Dourado”,...

Brasil conquista a Copa América de Beach Soccer pela quarta vez

Título veio após vitória de 5 a 4 sobre...

Ministro Flávio Dino estabelece orçamento de emergência para combate a incêndios

Ministro do STF libera créditos fora da meta fiscal...

Você também pode gostar
Recomendado para você