Começou a vacinação preventiva contra o sarampo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Crianças de seis meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas.

A partir desta quinta-feira (22), as crianças de seis meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo em todo o país. Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação é preventiva e deve alcançar 1,4 milhão de crianças, que não receberam a dose extra, chamada de dose zero, além das previstas no Calendário Nacional de Vacinação, aos 12 e 15 meses.

“Assim, além dessa dose que está sendo aplicada agora, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ªdose) para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral mais varicela, respeitando-se o intervalo de 30 dias entre as doses”, esclarece o ministério.

A pasta enviará 1,6 milhão de doses a mais para os estados. O objetivo é intensificar a vacinação desse público-alvo, que é mais suscetível a casos graves e óbitos. A medida é uma resposta imediata do ministério devido ao aumento de casos da doença.

“Nós estamos preocupados com essa faixa etária porque em surtos anteriores foram as crianças menores de um ano que evoluíram para casos mais graves e óbitos. Por isso, é preciso que todas as crianças na faixa prioritária sejam imunizadas contra o vírus do sarampo, considerando a possibilidade de trânsito de pessoas doentes para regiões afetadas e não afetadas”, disse o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira.

De acordo com o ministério, o país registrou nos últimos 90 dias, entre 19 de maio a 10 de agosto deste ano, 1.680 casos confirmados de sarampo, em 11 estados: São Paulo (1.662), Rio de Janeiro (6), Pernambuco (4), Bahia (1), Paraná (1), Goiás (1), Maranhão (1), Rio Grande do Norte (1), Espírito Santo (1), Sergipe (1) e Piauí (1). O coeficiente de incidência da doença foi de 0,80 por 100.000 habitantes.

Além de vacinar as crianças na faixa etária prioritária, o ministério, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, também orienta estados e municípios a realizarem o bloqueio vacinal. Ou seja, em situação de surto ativo do sarampo, quando identificado um caso da doença em alguma localidade, é preciso vacinar todas as pessoas que tiveram ou tem contato com aquele caso suspeito em até 72 horas.

Com informações da EBC

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Pesquisa brasileira encontra em escorpião amazônico possível aliado contra o câncer de mama

Uma pesquisa conduzida por cientistas da Universidade de São Paulo, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da...

No Piauí, criança de 3 anos morre após ser esquecida dentro de carro por horas

A criança permaneceu por horas no banco traseiro do carro, onde, segundo as primeiras informações, adormeceu e foi esquecida...

Latam amplia voos diretos entre Teresina e São Paulo

Com nova grade da Latam, a companhia passa ofertar três três voos diários para São Paulo a partir de...

Rússia afirma estar pronta para ajudar o Irã “de várias formas”

Porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, deu declarações à imprensa. A Rússia está pronta para ajudar o Irã de várias formas,...
spot_img

Técnico em enfermagem é resgatado em meio à tortura do ‘Tribunal do Crime’ em Teresina

A vítima foi sequestrada e passava por uma sessão de tortura para ser executada no bairro Água Mineral. Um técnico...

Guadalupe discutirá políticas sociais e direitos da pessoa idosa em conferências nesta quarta-feira (25)

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA, A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento...
spot_img

Posts Recomendados