CidadesSaúde e Educação de Floriano participam de pesquisa sobre...

Saúde e Educação de Floriano participam de pesquisa sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis

-

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O projeto irá disponibilizar uma cartilha digital para que o aluno possa baixar no seu aparelho celular e ter acesso a informação.

A Prefeitura de Floriano através das Secretarias de Educação e Saúde em parceria com a professora Luzinete Rodrigues dará início a uma pesquisa sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis em cinco localidades da zona rural com alunos do ensino fundamental do 8º e 9º ano e EJA (Educação de Jovens e Adultos), ou seja, moradores do campo e envolvendo todo o ambiente e corpo escolar. O Centro de Testagem e Aconselhamento dará suporte com a realização de testes. 

A pesquisa será utilizada para a pesquisa de mestrado da docente. Segundo Luzinete Rodrigues, através desse levantamento o município poderá se basear na elaboração de política públicas para esse público. “As pessoas focam muito no HIV, mas existem outras infecções sexualmente transmissíveis e neste mês vamos dar enfoque à sífilis”, explica. 

O projeto irá disponibilizar uma cartilha digital para que o aluno possa baixar no seu aparelho celular e ter acesso a informação. Aqueles alunos que não tiverem acesso à internet, irão receber a cartilha impressa. As localidades comtempladas são: Vereda Grande, Tabuleiro do Mato, L3, Amolar e Papa Pombo. 

Professora Luzinete Rodrigues

Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita

O terceiro sábado do mês de outubro é marcada pelo Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que pode ser prevenida com o uso da camisinha em todas as relações sexuais. A sífilis ainda é um grande problema de saúde pública e quando a infecção é adquirida antes ou durante a gravidez é ainda mais preocupante.

“Minha expectativa é muito grande”. Vamos impactar algo em torno de 500 pessoas entre alunos, corpo escolar e pais de alunos.

A sífilis é uma infecção que, na grande maioria das vezes, é assintomática, ou seja, a pessoa não sabe que tem e continua transmitindo. A infecção pode se manifestar como uma ferida nos órgãos genitais e ínguas (gânglios) nas virilhas, que desaparecem espontaneamente e podem passar despercebidas. A melhor maneira de fazer o diagnóstico é através do teste rápido disponíveis nas unidades de saúde do município de Centro de Testagem e Aconselhamento, CTA.

Secretário de saúde – James Rodrigues

A sífilis tem cura e o tratamento também é realizado gratuitamente. Na gravidez, é essencial que o tratamento seja feito o mais precocemente possível para prevenir a doença no bebê, por isso a importância do diagnóstico.

Infecções Sexualmente Transmissíveis

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST também pode ocorrer por meio da transmissão vertical para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação, quando medidas de prevenção não são realizadas. De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.

O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento, o diagnóstico e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passou a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo não apresentando sinais e sintomas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Guadalupe realiza aula de revisão para a prova SAEB 2021 com alunos do 5º e 9º ano

Professores do município e uma equipe da Consultoria AV. Moreira auxiliaram cerca de 320 alunos nas disciplina de Português...

Em reunião com presidente do Senado sobre ICMS, Wellington Dias defende gasolina a R$ 4,50

Os govenadores apresentaram como alternativa, para reduzir o valor do combustível, a capitalização do fundo de equalização do combustível. O...

Flávio Dino é eleito para a Academia Maranhense de Letras

Flávio Dino vai ocupar a cadeira de número 32 que era ocupada, até 2020, por Sálvio Dino, pai do...

Aliados aconselham Ministro Paulo Guedes a salvar biografia e deixar governo

Agora, a leitura na Economia é de que Guedes deveria utilizar o espaço que terá no Congresso Nacional como...
spot_img

Professora da Uespi ganha prêmio internacional com pesquisa sobre babaçu

Pesquisa avaliou a atividade antimicrobiana do corante no mesocarpo do babaçu. A professora do curso de Enfermagem da Universidade Estadual...

Quatro escolas da rede municipal de Teresina suspendem aulas presenciais após casos de Covid-19

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) informou que após o retorno das aulas de forma híbrida, os números de...
spot_img

Posts Recomendados