Secretário da Educação do Piauí apresenta projeto sobre ensino de IA na Bett Show, em Londres

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O evento, realizado de 22 a 24 de janeiro, é um dos principais encontros globais de educação e tecnologia.

O secretário de Estado da Educação do Piauí, Washington Bandeira, apresentou, nesta terça-feira (21), na Bett Show, em Londres, Reino Unido, o projeto pioneiro de ensino de Inteligência Artificial (IA) implementado na rede estadual de educação desde 2024. O evento, realizado de 22 a 24 de janeiro, é um dos principais encontros globais de educação e tecnologia. 

O programa, que integra o currículo do 9º ano do Ensino Fundamental e de todas as séries do Ensino Médio, atende mais de 120 mil estudantes. Reconhecido pela Unesco, o projeto é o primeiro das Américas e o terceiro do mundo a adotar o ensino de IA em larga escala na educação básica. Desenvolvido em parceria com o Google, a iniciativa utiliza plataformas tecnológicas avançadas para capacitar alunos e professores.

A delegação piauiense participou de painéis e reuniões sobre a aplicação de IA em redes educacionais de grande porte, com foco em equidade. Um dos destaques foi o painel para a delegação brasileira, organizado por lideranças do Google dos Estados Unidos, Reino Unido e Brasil, sobre o impacto da IA na transformação digital da educação.

“Com muito orgulho, apresentamos a experiência pioneira do Piauí no ensino de Inteligência Artificial na educação básica. Essa revolução educacional e tecnológica tem transformado a vida de nossos estudantes e acelerado o desenvolvimento do estado”, afirmou Bandeira.

Premiação internacional

Além de apresentar o projeto, a delegação conquistou o primeiro lugar no desafio HackaGems, promovido pela Bett Show. A competição desafiava os participantes a criar soluções educacionais com a tecnologia Gemini, de propriedade do Google.

A equipe do Piauí, composta por Washington Bandeira, Rodrigo Torres (Superintendente Executivo da Seduc) e Lara Ferreira (Coordenadora de Projetos Educacionais Internacionais), desenvolveu uma ferramenta para criar planos de aula dinâmicos e interativos, voltados ao uso de recursos tecnológicos. “Vamos incubar e acelerar essa solução para implementá-la nas Escolas Seduc”, afirmou o secretário.

Sobre a Bett Show

A Bett Show reúne mais de 30 mil profissionais e 600 empresas de 130 países, destacando inovações e práticas voltadas para gestores educacionais, professores e especialistas em tecnologia. Para o secretário Washington Bandeira, a participação no evento e a premiação obtida reforçam o compromisso do Piauí com a transformação educacional. “Esse reconhecimento internacional é a prova de que estamos no caminho certo para oferecer uma educação pública de qualidade e alinhada com as demandas do futuro”, concluiu.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Rafael Fonteles destaca a importância de investimentos na primeira infância

"Se houvesse uma restrição orçamentária e tivéssemos que optar por onde investir, a primeira opção seria na primeira infância",...

Salas Lilás vão atender mulheres vítimas de violência no interior

Estrutura prevê acolhimento humanizado e especializado O governo federal lançou nesta terça-feira (25) uma política nacional para padronizar, criar e expandir...

Ex-presidente Jair Bolsonaro diz que STF fez manobra para julgá-lo na 1ª turma

Ex-presidente entende que deveria ser julgado pelo plenário, onde votam os 11 ministros, e não só os 5 da...

Câmara aprova projeto que limita acesso dos pais a dinheiro dos filhos; ‘Lei Larissa Manoela’

Proposta foi protocolada um dia depois da entrevista exclusiva da atriz e cantora Larissa Manoela ao Fantástico. Ela revelou...
spot_img

Prefeitura de Guadalupe lança concurso público com mais de 190 vagas; veja o edital

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe anunciou a abertura de um novo concurso público após...

Médicos consideraram interromper tratamento do Papa Francisco durante internação e deixá-lo morrer

Sergio Alfieri, que comandou a equipe médica, disse que duas crises graves aconteceram no dia 28 de fevereiro e...
spot_img

Posts Recomendados