Paulo Rocha, Jucilene Andrade e Monique Oliveira estiveram na Rádio Cidade Luz FM informando a população sobre o início da vacinação contra Covid-19 em novos grupos e o período da campanha de vacinação contra a influenza.
O secretário de saúde do município de Guadalupe, concedeu entrevista na manhã desta quarta-feira (12), nos estúdios da Rádio Cidade Luz FM 104,9, durante o programa do radialista Gleison Fernandes. Paulo Rocha estava acompanhado da Coordenadora do PSF enfermeira Jucilene Andrade e a Coordenadora do PSE Monique Oliveira.
Paulo Rocha destacou inicialmente que o processo de vacinação na cidade continua de forma gradual, e sempre seguindo o protocolo e as normas estabelecidas no Plano de Vacinação Nacional e Estadual.
Ele ressaltou que foram vacinados 100% dos grupos prioritários na fase anterior, que fizeram parte da primeira etapa, esses grupos eram compostos dos profissionais de saúde, idosos de 60 aos 90 anos.
“Alguém desses grupos que não foi vacinado por algum motivo, deverá estar procurando o seu agente de saúde ou UBS, para regularizar a situação”, disse o secretário.
Outra informação passada pelo secretário, foi em relação as gestantes que iriam ser vacinadas ainda esta semana, mas por conta de determinação Anvisa e do próprio Ministério de Saúde, foi suspensa até que se investigue alguns problemas com a vacina AstraZeneca, imunizante que seria usado nas gestantes e puérperas.
Paulo informou que os grupos que já foram vacinados, podem ficar tranquilos pois a secretaria reservou a segunda dose para todos.
A nova etapa inclui pessoas com síndrome de Down, gestantes e puérperas com comorbidades, pacientes renais e pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC.
Sobre o inicio da vacinação dos novos grupos, ele disse que está iniciou na terça-feira, 11 de maio, onde inclui pessoas acima de 18 anos que possuem comorbidades, pacientes renais e pacientes com deficiências permanentes. Muitos destes casos precisam ser avaliados pelos profissionais de saúde, para terem a certeza que estão inclusos dentro destes grupos.
A enfermeira Jucilene Andrade enfatizou que muitas das pessoas que possam se enquadrar neste novo grupo para serem vacinados contra a covid precisam estar procurando a sua UBS, para que possam se informar adequadamente se estão realmente aptos a se vacinarem, conforme pede os requisitos para este novo grupo.
O secretário finalizou dando uma boa notícia para a população, ele informou que houve uma queda significa no número de casos positivos, mas ao mesmo tempo pediu que as pessoas evitem exageros por conta da flexibilização, pois a pandemia ainda não foi derrotada.
Vacinação contra a influenza
Ele informou o início da campanha de vacinação contra a influenza, que é destinada nesta primeira fase para crianças de 06 meses a 05 anos de idade, profissionais de saúde, gestantes e puérperas.