Secretário de Saúde diz que hospitais estão preparados após aumento de casos gripais no Piauí; Teresina teve aumento de 400%

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que identificou 15 casos de síndrome gripal com resultado para Influenza A, sendo 10 casos (67%) do subtipo H3N2.

O secretário estadual de Saúde do Piauí, Florentino Neto, afirmou, nesta quinta-feira (30), que a população precisa manter as mesmas medidas sanitárias contra a Covid-19 para evitar a contaminação da nova cepa da gripe, o vírus H3N2, que tem provocado surtos epidêmicos em vários estados brasileiros e já registrou mortes em estados como a Bahia e Sergipe.

Florentino Neto

O gestor disse que o estado está preparado para atender o aumento de casos gripais. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que identificou 15 casos de síndrome gripal com resultado para Influenza A, sendo 10 casos (67%) do subtipo H3N2, quatro casos do Vírus Sincicial Respiratório-VSR (27%) e um caso de Rinovírus (0,6%).

Nos últimos dias os atendimentos de síndrome gripal tiveram um aumento de 400% em Teresina. O secretário explicou que a circulação do vírus gera preocupação.

“Identificamos 10 casos de H3N2, sendo que 9 são do Piauí e um da cidade de Timon, no Maranhão. Isso nos preocupa, pois temos esse vírus circulando no estado. Sabemos que tem outros estados com lotação e em enfermarias exatamente por causa da gripe. No Piauí, controlamos mais, porque com apoio dos municípios e sensibilidade da população conseguimos uma vacinação de 80% da nossa meta”, afirmou Florentino Neto à TV Clube.

O secretário disse que os hospitais estão preparados para atender a demanda. “Naturalmente nesse final de ano e devido à mudança climática, nós já nos preparamos com um plano de contingência, então todos os hospitais regionais estão preparados, com estrutura que temos para atendimento em separados dos casos de Covid-19, e temos os nossos setores de urgência e emergência preparados para pessoas com sintomas gripais”, destacou.

Ele explicou que já solicitou ao Ministério da Saúde mais vacinas contra a gripe. “Pedimos aos municípios e a população em geral, muito cuidados com as medidas preventivas. Aquelas medidas de prevenção com a Covid-19, são as mesmas contra a gripe, e é importante manter distanciamento, uso de máscara e higienização das mãos, como tem sido feito”, destacou.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que a partir de segunda-feira (3) abrirá Centros de Testagem Covid (CTC) em quatro zonas de Teresina devido a procura por aumento de testes de Covid e de casos com síndrome gripal.

“O nosso Lacen está fazendo tanto a testagem da Covid-19 e do painel virial, porque se não for Covid, identifica qual é o vírus, então todo um trabalho está sendo executado para ser feito um diagnóstico preciso”, destacou.

Com informações do G1 PI

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Gestão da prefeita Neidinha Lima realiza a II Feira da Mulher Empreendedora; mulheres guadalupenses mostrando potencial em negócios

O evento teve início na sexta-feira, dia 03 de maio, e continua neste sábado, dia 04 de maio, às...

Paciente de 24 anos de Baixa Grande do Ribeiro é oitava morte por dengue confirmada no Piauí

Uma paciente de 24 anos morreu vítima de dengue e se tornou a oitava morte pela doença no Piauí...

Robert Rios anuncia que está fora da disputa em Teresina

Eleições 2024. O vice-prefeito de Teresina, Robert Rios, disse ao blog que não vai disputar as eleições municipais de 2024....

PSDB pede desistência da ação contra a eleição de Severo Eulálio para presidente da Alepi

Na petição protocolada, o partido diz não mais possuir interesse na demanda. O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) protocolou...
spot_img

Piauiense Whindersson Nunes arrecada R$ 1 milhão em doações para o Rio Grande do Sul

O humorista costuma ajudar e estimular que seus seguidores façam doações durante tragédias O humorista Whindersson Nunes arrecadou mais de...

Ministério da Saúde libera R$540 milhões para atender emergência no Rio Grande do Sul

Pasta também vai instalar um Centro de Operação de Emergências para coordenar atividades de resposta frente às precipitações intensas...
spot_img

Posts Recomendados