Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Sem reajuste a educação vai parar no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Reajuste do Piso na Lei ou na marra.

Mais uma vez, os trabalhadores em educação da rede estadual do Piauí começam o ano mobilizados para a luta pelo reajuste do Piso, de 12,84% conferido pela Lei 11.738/08, do Piso da Educação.

Paulina Almeida, presidente do Sinte-PI – Foto: Marcelo Cardoso

O ano de 2020 será mais duro para os servidores do estado do Piauí, o que já foi vislumbrado no apagar das luzes do ano de 2019 com o processo sumário de reforma da previdência estadual, com simulacro de audiência pública e violência policial contra a classe trabalhadora.

O governo Wellington Dias, assim como o governo Bolsonaro, escolheu a educação como alvo, não cumpriu a Lei do Piso em 2019 e o acordo firmado com a categoria, deixando aposentadas/os da educação sem reajuste e os ativos com a insegurança do auxílio alimentação.

Em função deste arrocho contra as/os trabalhadoras/es em educação do nosso estado, a nossa agenda de lutas está fundamentada no princípio da valorização profissional. Envolve também, a execução do reajuste do piso nacional do magistério de forma paritária, estamos mobilizados para enfrentar os ataques tanto do governo federal. Em função do exposto o Sinte-PI convoca os trabalhadores em educação básica pública do Piauí para a Assembleia Geral com indicativo de greve, pelo pagamento do reajuste do Piso de 2019 e de 2020.

O piso nacional da educação básica, é um dos pilares da nossa valorização profissional, temos a menor remuneração entre as nações em desenvolvimento. Valorizar a educação não se resume a discursos nas campanhas políticas e na publicidade institucional.

Governo comprometido, de verdade, com a classe trabalhadora, percebe e trata a educação pública e seus profissionais como prioridade e, entende que cumprir a Lei do Piso, além de ser obrigação, compõem o processo de valorização.

Neste contexto, o Sinte Piauí se mantém firme na luta pela valorização unificada, para professores e funcionários ativos e aposentados, englobando piso da educação, plano de carreira, condições de trabalho e formação; pela Educação Pública de qualidade e, em última instância, por uma sociedade mais justa, solidária e democrática.

Por Léo Maciel/Sinte/PI – Direto para o Portal Cidade Luz

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Deputado do Pequi morre aos 48 anos após sofre um AVC hemorrágico em Floriano

Faleceu na manhã desta terça-feira (22/07), por volta das 6h42, no Hospital Regional Tibério Nunes (HRTN), em Floriano, o...

Alexandre de Moraes bloqueia contas bancárias e bens de Eduardo Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (21) o bloqueio dos bens e...

Piauí reforça ações contra gripe aviária após caso confirmado no Ceará

Com foco registrado no Ceará, ações preventivas ganham força nas fronteiras do Piauí. O alerta acendeu no Piauí após a...

Ferrovia Transnordestina deve iniciar operação entre Piauí e Ceará a partir de outubro

O trajeto da ferrovia vai interligar o Terminal Intermodal de Cargas de Bela Vista do Piauí a Iguatu, no...
spot_img

Cidade no interior do Piauí enfrenta colapso hídrico e articula construção de ramal em adutora no rio São Francisco

Segundo o prefeito do município, não chove na região desde o ano passado; população urbana e rural depende de...

Família piauiense mobiliza campanha para tratamento de R$ 3,5 milhões na luta pela vida do pequeno Victor Manuel

O pequeno Victor Manuel, natural do Piauí, enfrenta uma batalha desafiadora contra a Leucemia Linfóide Aguda (LLA). Diagnosticado em...
spot_img

Posts Recomendados