Sesapi capacita municípios do Sul do Piauí para o atendimento de síndromes gripais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Nas visitas a Sesapi também está entregando aos municípios testes rápidos para diagnóstico da Covid-19.

Atenta ao crescimento das síndromes gripais no Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) intensificou a capacitação dos municípios para atendimento à população. Equipes do Centro Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), Atenção Básica e Rede Hospitalar estiveram esta semana em quatro cidades das regiões Sul e Centro-Sul do estado.

O objetivo é discutir as ações relativas à Covid-19, Arboviroses, Influenza e outras Doenças Sazional, para uniformizar as ações de enfrentamento. Nesta semana as atividades foram realizadas nos municípios de Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Floriano e Picos.

Secretário Florentino Neto

“Estamos levando nossas equipes in loco para que junto com os municípios possamos estar elaborando estratégias de avaliação, do aumento do número de casos. São ações para atendimento na alta e na média complexidade, manejo de pacientes, avaliações de sintomatologias críticas com relações síndromes gripais e síndromes respiratórias agudas graves”, explica o superintendente de Atenção Primária e à Saúde da Sesapi, Herlon Guimarães.

Nas visitas a Sesapi também está entregando aos municípios testes rápidos para diagnóstico da Covid-19. “Estamos seguindo as orientações do Ministério da Saúde quanto ao aparecimento de novos casos e também a gravidade das internações e aumento de óbitos. E intensificando a vigilância para que junto com os municípios possam reforçar cada vez mais a oferta de serviços de saúde pública dentro da região, que está apresentando um aumento considerável do número de casos”, destaca o superintendente.

As equipes da Sesapi também estarão na próxima semana visitando as cidades de Piripiri, Oeiras e Valença. A ação da secretaria também já ocorreu com os municípios do Território Entre Rios, que engloba a capital Teresina. “Nestas capacitações também estamos orientando nossos gestores municipais sobre a necessidade de alimentação dos dados nos sistemas de informação disponibilizados pelo Ministério da Saúde, para podermos ter uma noção mais precisa da situação. Os dados precisos em relação ao atual cenário possibilitam a adoção de medidas urgentes e compatíveis com a realidade de cada município”, destaca a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi Amélia Costa, responsável pela caravana.

Segundo a coordenadora, esse é um momento em que a secretaria precisa estar em constante diálogo com todos os municípios para orientar sobre as doenças e, principalmente, sobre o surto da influenza que está fora da sazonalidade esperada e acontece simultaneamente à pandemia de Covid-19. “Nessa situação adversa as dúvidas se ampliam e a Atenção Primária e a Vigilância em Saúde precisam agir rapidamente para capacitar toda a rede de atendimento na condução dos casos”, destaca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Júnior Nato lidera em todos os cenários, na espontânea, estimulada e tem aprovação de 89,04%, aponta pesquisa realizada em Jerumenha pelo Datamax

O instituto ouviu 301 eleitores no período de 23 a 24 de abril nas zonas rural e urbana do...

Alexandre de Moraes suspende lei que concedia autonomia a clubes de tiro

Ministro atendeu a pedido apresentado pelo PT, que questionou uma lei municipal de Ribeirão Preto (SP). O ministro Alexandre de...

Metrô de Teresina vai funcionar gratuitamente nos fins de semana que antecedem o Dia das Mães

Segundo a empresa que administra o serviço, o horário de funcionamento será das 7h às 13h30. O metrô de Teresina...

Unidades Básicas de Saúde de Floriano recebem novas câmaras frias

A secretária de saúde, Caroline Reis, destacou a importância dos novos equipamentos para o bom funcionamento dos serviços de...
spot_img

Rafael Fonteles sanciona reajuste salarial de 5,35% aos professores

Reajuste é baseado na lei nº 8.316, de 07 de março, e entrou em vigor a partir desse 1º...

Brasil se torna livre de febre aftosa sem vacinação, informa governo

Novo status sanitário será submetido à organização internacional O governo federal informou nesta quinta-feira (2) que o Brasil se tornou...
spot_img

Posts Recomendados