Aprovada para menores, Coronavac tem quase 15 milhões de doses paradas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Instituto Butantan tem quase 15 milhões de doses de Coronavac paradas e que podem ser destinadas à vacinação contra a Covid-19 no público de 6 a 17 anos.

O uso do imunizante nessa faixa etária foi aprovado nesta quinta-feira (20) pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

“[As quase 15 milhões de doses] não foram contratadas ainda por ninguém”, afirmou o instituto, por meio de assessoria de imprensa.

VACINACAO DE JOVENS NO CENTRO DE EVENTOS; ADOLESCENTES; VACINACAO DE JOVENS; SESA; FOTOS © HELENE SANTOS/ GOV DO CEARA

O Butantan também informou que, assim que receber aval da Anvisa, “vai atender a demanda, seja de Governo Federal ou estadual, de quem precisar. A nossa condição de produção é a condição de atender qualquer demanda”.

O instituto, no entanto, não conta com o IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) para a produção de novas doses da Coronavac atualmente no país.

O insumo é essencial para o desenvolvimento de vacinas e, no caso da Coronavac, é produzido pela biofarmacêutica chinesa Sinovac. Sem o IFA, a produção do imunizante é estagnada.

“Nós vamos produzir vacina de acordo com a demanda, portanto, neste momento, não há IFA no Butantan. Já temos esses (sic) quase 15 milhões de vacina (sic), temos que aguardar os pedidos”, disse o órgão.

Outra questão é a data de validade, prevista para agosto deste ano, das doses paradas. Caso não sejam comercializadas, elas podem ser perdidas.

De acordo com o instituto, em contrapartida, esse é um fator que concerne a outros entes governamentais. “A aplicação em crianças e adolescentes antes do prazo de vencimento depende da distribuição e logística de aplicação dos municípios”, disse.

A aprovação da Coronavac para crianças pode ser útil para acelerar a vacinação dos mais jovens. Segundo uma estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2021, havia 20,4 milhões de pessoas com 5 a 11 anos. No entanto, a vacina é aplicada em duas doses, dobrando a quantidade de imunizante necessário para a faixa etária.

Atualmente, além da Coronavac, somente a Pfizer tem autorização para ser aplicada em crianças e adolescentes. Para estes últimos, a farmacêutica teve a aprovação da Anvisa em junho de 2021. A dose dessa faixa etária é semelhante à aplicada em adultos.

Para crianças de 5 a 11 anos, a autorização foi dada em dezembro do ano passado, e a dose é diferente da aplicada em outras faixas etárias.

No momento, o Ministério da Saúde recebeu 2,4 milhões de doses pediátricas da Pfizer. Metade foi enviada pela pasta aos estados, conforme dados do Painel de Distribuição de Vacinas do ministério.

O pedido do Butantan à Anvisa consistia na autorização da Coronavac para pessoas a partir de três anos, mas a agência reguladora entendeu que não existem dados suficientes para reduzir a vacinação até essa faixa etária, permitindo somente para aqueles com mais de seis anos.

A avaliação também vetou o uso do imunizante em crianças e adolescentes imunocomprometidos.

Com informações da Folha

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Júnior Nato lidera em todos os cenários, na espontânea, estimulada e tem aprovação de 89,04%, aponta pesquisa realizada em Jerumenha pelo Datamax

O instituto ouviu 301 eleitores no período de 23 a 24 de abril nas zonas rural e urbana do...

Alexandre de Moraes suspende lei que concedia autonomia a clubes de tiro

Ministro atendeu a pedido apresentado pelo PT, que questionou uma lei municipal de Ribeirão Preto (SP). O ministro Alexandre de...

Unidades Básicas de Saúde de Floriano recebem novas câmaras frias

A secretária de saúde, Caroline Reis, destacou a importância dos novos equipamentos para o bom funcionamento dos serviços de...

Rafael Fonteles sanciona reajuste salarial de 5,35% aos professores

Reajuste é baseado na lei nº 8.316, de 07 de março, e entrou em vigor a partir desse 1º...
spot_img

Brasil se torna livre de febre aftosa sem vacinação, informa governo

Novo status sanitário será submetido à organização internacional O governo federal informou nesta quinta-feira (2) que o Brasil se tornou...

Rio Grande do Sul já registra 29 mortes por causa das chuvas

Número de desaparecidos chega a 60 O Rio Grande do Sul já registra 29 mortes em decorrência das chuvas que...
spot_img

Posts Recomendados