Sesapi confirma primeiro caso de sarampo no estado do Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Segundo pesquisa da Sesapi, a criança e sua mãe teriam retornado de São Paulo e, ao chegarem no município de Campo Grande, onde residem, a criança teria começado a apresentar os sintomas.

Membros da área técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) tomaram conhecimento, nesta terça-feira (6), de um caso de sarampo no município de Campo Grande do Piauí, na região Sudeste do estado, cujos exames indicaram uma infecção recente.

No entanto, o caso não é próprio do estado, uma vez que a criança de um ano de idade foi infectada pelo vírus durante a sua estadia no estado de São Paulo.

Segundo pesquisa da Sesapi, a criança e sua mãe teriam retornado de São Paulo e, ao chegarem no município de Campo Grande, onde residem, a criança teria começado a apresentar os sintomas da doença, com um quadro de febre, tosse e coriza. A criança foi levada para a Unidade Mista daquele município e então encaminhada para o Hospital Regional de Picos. Após a realização dos exames, foi comprovada uma infecção recente pelo vírus.

Amélia Costa, coordenadora de epidemiologia da Sesapi, explica que este é o 5° caso suspeito de sarampo mas o primeiro confirmado. No entanto, a especialista chama a atenção para o fato de o caso ser importado, pois a infecção não aconteceu no Piauí e sim em São Paulo, proveniente do vírus que atualmente circula na Venezuela. “Além de a criança já retornar para o Piauí tendo sido infectada pelo vírus em São Paulo, ela também não foi imunizada. Nós tomamos ciência da situação através do hospital de Picos e a Sesapi já tomou as medidas de fiscalização e acompanhamentos necessário do caso, fazendo o bloqueio de todas as áreas onde a criança transitou no estado”, fala Amélia. Bloqueio se refere ao fato de promover a vacinação em todos os locais onde a criança esteve presente, a fim de evitar o surgimento de novos casos.

“As ações de controle já foram todas executadas. É preciso reforçar ainda que não existe a necessidade de uma vacinação em massa. A vacina é, sim, importante para o grupo de risco e pessoas que vão viajar para localidades onde existem casos confirmados, mas não existe uma necessidade de urgência para todos se vacinarem”, reforça a coordenadora.

Vacinação

A vacinação é realizada com a vacina Tríplice Viral e o Piauí recebeu do Ministério da Saúde vacinas suficientes para atender sua população. Caso a pessoa queira, ela pode buscar a unidade de saúde com seu cartão de vacinação em mãos, ela será avaliada e caso necessário receberá a imunização.

É precisa chamar atenção ainda que, para os pais que estão vacinando suas crianças pela primeira vez, é preciso cumprir o calendário e aplicar a segunda dose da vacina, para garantir a imunização completa contra a doença. A indicação é que a Vacinação em bebês aconteça aos 12 meses, e aos 15 meses aconteça a aplicação da segunda dose da vacina.

“As pessoas não estão buscando a 2° dose da vacina, precisamos mudar isso, para evitar que ocorra casos de infecção dentro do estado”, destaca Amélia Costa.

Com informações do Viagora

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

‘Patrimônio nacional’, cão caramelo será estrela em filme da Netflix

A produção promete surpreender com uma história que une humor, drama e a realidade dos cães de rua, trazendo...

Floriano realiza Dia D de Vacinação Contra a Poliomielite

"A imunização em massa é crucial para mantermos as nossas crianças, a nossa cidade livre da poliomielite. Agradecemos a...

Sebrae realizará Piauí Sampa 2024 entre os dias 25 e 29 de junho

Mostra acontecerá no Shopping Vila Olímpia, em São Paulo Entre os dias 25 e 29 de junho, o Sebrae realizará...

Dia de conscientização alerta sobre preconceito contra albinismo

Condição genética atinge 21 mil brasileiros, diz secretaria Ainda cercado por muitos tabus e preconceitos, o albinismo, condição genética na...
spot_img

Papa Francisco se reunirá com Lula, Biden, Zelensky, Macron e Modi no G7

Perigos perversos da inteligência artificial devem ser um dos temas O papa Francisco se reunirá com os líderes do Brasil,...

Em publicação nacional, Piauí é reconhecido como potência mundial da energia verde

O Jornal Correio Brasiliense destaca o ousado plano de tornar o estado uma referência mundial na produção de hidrogênio...
spot_img

Posts Recomendados