Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Sesapi monitora novos casos suspeitos de sarampo no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A secretaria está fazendo um bloqueio para evitar a propagação da doença. As cidades que apresentaram casos suspeitos de sarampo foram: Parnaíba, Picos, Luiz Correia, Teresina, Campo Grande, Floriano e Demerval Lobão.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) está monitorando mais quatro novos casos suspeitos de sarampo no Piauí. No total, já são 12 casos suspeitos de sarampo no estado. Um caso importado da doença já foi confirmado em um bebê piauiense de um ano de idade, que viajou para São Paulo, região sudeste do país, e retornou ao estado com sintomas da doença.

Para evitar a proliferação da doença, a Sesapi está realizando bloqueios nos locais em que as pessoas, suspeitas de ter o vírus, estiveram. “Estamos monitorando todos os lugares em que essas pessoas passaram e imunizando a população que entrou em contato com os mesmos, assim evitando a propagação da doença”, afirmou a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa.

As cidades que apresentaram casos suspeitos de sarampo foram: Parnaíba, Picos, Luiz Correia, Teresina, Campo Grande, Floriano e Demerval Lobão.

Para que a doença não se propague, a Secretaria faz um apelo à população, para que procure o posto de saúde mais perto de casa e tome a vacina. “A recomendação é que crianças a partir de 6 meses a 11 meses e 29 dias, tomem a vacina. A indicação é fazer a administração da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) para esse público. No caso dos bebês, a dose da vacina administrada nestes casos não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança”, lembra Amélia Costa.

Pessoas com até 29 anos podem tomar a versão tríplice viral (que protege ainda contra caxumba e rubéola) nos postos da rede pública de saúde de todo o país em duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.

Dos 30 aos 49 anos, ela é aplicada em uma dose, exceto para profissionais de saúde, que devem receber as picadas duas vezes.

Transmissão

O sarampo é uma doença que passa com facilidade de uma pessoa para outra por meio da fala, tosse e espirro.

Prevenção

A vacina é a única forma de prevenção da doença e está disponível na vacinação de rotina nas unidades de saúde.

Sintomas

Os principais sintomas do sarampo são mal-estar geral, febre, tosse e coriza. A doença também provoca conjuntivite e se caracteriza por apresentar manchas vermelhas que aparecem no rosto e se espalham por todo o corpo.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Deputado do Pequi morre aos 48 anos após sofre um AVC hemorrágico em Floriano

Faleceu na manhã desta terça-feira (22/07), por volta das 6h42, no Hospital Regional Tibério Nunes (HRTN), em Floriano, o...

Alexandre de Moraes bloqueia contas bancárias e bens de Eduardo Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (21) o bloqueio dos bens e...

Piauí reforça ações contra gripe aviária após caso confirmado no Ceará

Com foco registrado no Ceará, ações preventivas ganham força nas fronteiras do Piauí. O alerta acendeu no Piauí após a...

Ferrovia Transnordestina deve iniciar operação entre Piauí e Ceará a partir de outubro

O trajeto da ferrovia vai interligar o Terminal Intermodal de Cargas de Bela Vista do Piauí a Iguatu, no...
spot_img

Cidade no interior do Piauí enfrenta colapso hídrico e articula construção de ramal em adutora no rio São Francisco

Segundo o prefeito do município, não chove na região desde o ano passado; população urbana e rural depende de...

Família piauiense mobiliza campanha para tratamento de R$ 3,5 milhões na luta pela vida do pequeno Victor Manuel

O pequeno Victor Manuel, natural do Piauí, enfrenta uma batalha desafiadora contra a Leucemia Linfóide Aguda (LLA). Diagnosticado em...
spot_img

Posts Recomendados